V.N. de Famalicão
10ª Meia Maratona de Famalicão sai para a estrada com a presença de três mil atletas de 24 nacionalidades
Cerca de 3000 atletas de 24 nacionalidades vão participar na Q8 10ª Meia Maratona de Famalicão no próximo domingo, 20 de outubro. A prova tem partida marcada para as 9h30 na Avenida do Brasil, em Famalicão, e envolve um percurso de 21 quilómetros, e uma corrida e caminhada de 10 quilómetros, com passagem pelas principais artérias da cidade.
A apresentação da prova, que aconteceu na manhã desta terça-feira nos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e do diretor geral da Run Porto, Jorge Teixeira.
“Já estamos no radar internacional” comenta o edil famalicense a propósito do elevado número de atletas inscritos oriundos de dentro e fora de Portugal, que superou todas as edições anteriores. “É uma prova que se tornou atrativa para atletas internacionais, fruto de um trabalho desenvolvido em parceria com a Run Porto, e de um esforço da autarquia em elevar esta prova a patamares de excelência, que colocam Famalicão na rota das maiores competições de atletismo” destaca Mário Passos. O autarca aproveitou a ocasião para recordar a forte veia desportiva da população famalicense, também potenciada pelos programas municipais de promoção do exercício físico, bem como o investimento em equipamentos, como é exemplo o futuro Centro de Atletismo, um investimento superior a 6,2 milhões de euros, que arrancará em breve no concelho.
“Estamos à espera de recordes (…) há muitos atletas que vêm com esse intuito” refere Jorge Teixeira, confiante de que serão batidos recordes nesta edição.
Este ano, a corrida também tem a particularidade de fazer parte do calendário de competições da World Athletics, seguindo as regras técnicas e de competição mundial de atletismo, o que permite aos atletas obter marcas homologadas, o que leva Jorge Teixeira a estar confiante que “serão batidas muitas marcas”.
“Não temos um único dorsal para vender, o que nos faz crer que Famalicão tem um futuro radiante à sua frente”, nomeadamente, um futuro que poderá passar pelo “turismo desportivo, algo que está a proliferar em inúmeras cidades, e em Famalicão também poderá acontecer se continuarmos a este ritmo”, salientou o diretor geral da Run Porto.
“Está esgotado porque as pessoas gostaram, o ambiente é fantástico, somos bem acolhidos em Famalicão” comentou a atleta Dulce Félix, vencedora das últimas duas edições da Meia Maratona de Famalicão, no escalão feminino, que marcou presença na apresentação da 10ª edição da prova, em que também vai participar.
De referir que, este ano, a Meia Maratona de Famalicão é também uma das provas inseridas nos 10º Jogos Europeus para as Forças de Segurança, Proteção, Resgate e Emergência (X European Police & Fire Games), que estão a decorrer em Braga, de 11 a 20 de outubro, uma competição multidesportiva dirigida a membros das forças de segurança e proteção civil. Vão marcar presença na prova desportiva famalicense, cerca de 100 atletas associados à iniciativa.
A Q8 10ª Meia Maratona de Famalicão resulta de uma organização do Município de Vila Nova de Famalicão e da Run Porto.
-
Notícias3 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa3 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
Santo Tirso1 semana atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão3 dias atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Trofa3 dias atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Guarda-rios: a proteção silenciosa que devolve a vida ao Rio Leça
-
Santo Tirso1 semana atrás
Airbus reforça contratações em Santo Tirso para atingir 380 trabalhadores até ao fim do ano
-
Santo Tirso3 dias atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza