Fique ligado

V.N. de Famalicão

180 seniores certificados pelo Centro Qualifica de Famalicão

O Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão distinguiu, esta quarta-feira, cerca de 180 seniores com certificados de alfabetização e aprendizagem, no âmbito da semana “Cidade Amiga das Pessoas Idosas”, dinamizada pelo Município.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão distinguiu, esta quarta-feira, cerca de 180 seniores com certificados de alfabetização e aprendizagem, no âmbito da semana “Cidade Amiga das Pessoas Idosas”, dinamizada pelo Município.

A entrega decorreu no CITEVE e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que felicitou os participantes: “Estão todos de parabéns pela disponibilidade e vontade que demonstram em participar nas atividades que, ao longo do ano, são organizadas por e para eles”, afirmou o autarca.

As formações, desenvolvidas nas Academias Seniores de Nine, Oliveira Santa Maria, Delães, Gondifelos, Vila Nova de Famalicão, Carreira e Bente, Seide e Riba de Ave, abrangeram áreas como inglês, trabalhos manuais e competências digitais, proporcionando oportunidades de valorização pessoal e maior integração comunitária.

O momento ficou também marcado pela inauguração da exposição “Uma Cidade para Todas as Idades – EnvelheSer com Conhecimento”, que dá a conhecer experiências de participantes, incentivando outros seniores a envolverem-se em percursos de aprendizagem ao longo da vida.

Publicidade

Entre os testemunhos apresentados, Maria Adelaide Fernandes, da Academia Sénior de Riba de Ave, destacou a experiência com trabalhos em barro: “Nunca tinha tocado em barro, mas assim que comecei a moldar senti-me relaxada. É incrível ver algo nascer das nossas mãos! Estas atividades deixam-me feliz e com vontade de aprender mais”.

Já Maria Alice Ferreira, da Academia Sénior de Nine, valorizou o contacto com o mundo digital: “Escrevi um pequeno texto no teclado, com as minhas próprias mãos. Foi uma conquista simples, mas para mim, enorme. Provei a mim mesma que nunca é tarde para aprender”.

A semana “Famalicão Cidade Amiga das Pessoas Idosas” prolonga-se até 3 de outubro. O encerramento está agendado para a Casa das Artes, que acolhe a 2.ª Jornada “Famalicão Cidade Amiga das Pessoas Idosas – Uma Cidade para todas as Idades”, com a presença de Mário Passos e da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.

Publicidade

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...