Notícias
Construção da Rede Pedonal e Ciclável no centro de Famalicão arranca segunda-feira

As obras de construção da Rede Urbana Pedonal e Ciclável de Vila Nova de Famalicão começam a sentir-se na cidade já a partir da próxima semana. Para esta segunda-feira, dia 31 de agosto, está agendado o arranque da construção do corredor que vai ligar a Estação de Caminhos de Ferro às escolas e aos parques de Sinçães e da Devesa.
Os primeiros trabalhos da empreitada decorrerão na envolvente do Parque 1.º de Maio em frente à Escola Secundária D. Sancho I, com um prazo de execução de 120 dias.
Para além da requalificação da via, os trabalhos que agora arrancam vão também permitir uma alteração no atual perfil de circulação desta zona de acesso à zona escolar, de forma a assegurar uma maior fluidez do trânsito e que as paragens do transporte público e privado junto à escola não interfiram na restante circulação automóvel.
A intervenção em questão vai implicar algumas alterações ao trânsito, muito particularmente, nesta zona da cidade. Assim, a partir de segunda-feira, o trânsito estará condicionado na Avenida 25 de Abril, desde o cruzamento com a Rua António Sérgio (junto à Polícia de Segurança Pública) até à Rotunda
1.º de Maio. Para chegarem até à Escola Secundária D. Sancho I e continuarem
a circular pela Avenida 25 de Abril, os automobilistas terão de circular pela Rua Barão da Trovisqueira que, ao longo da obra, sofrerá uma alteração no seu sentido de trânsito.
Recorde-se que esta intervenção marca o arranque do Lote 1 da construção dos primeiros quatro quilómetros da rede de ciclovias urbanas. Este primeiro lote, que prevê a implementação de uma via ciclável e pedonal desde a Estação de Caminhos de Ferro às escolas e aos parques de Sinçães e da Devesa, foi adjudicado à empresa José Moreira Fernandes & Filhos por um valor superior a um milhão de euros.
A zona envolvente do Parque 1.º Maio é a que, de resto, sofrerá mais alterações para que seja possível compatibilizar com segurança a rede
ciclável e pedonal nesta zona de acesso às escolas e de elevado tráfego automóvel. Entre as novidades está, por exemplo, a requalificação da Avenida 25 de Abril, entre o Parque 1.º de Maio e a Estação Ferroviária, e a
construção de uma rotunda nesse mesmo troço da Avenida que permitirá circular para a rua da Reguladora, a Rua José Carvalho, sem ter que contornar o parque.
Quanto ao segundo lote da empreitada, a obra está a decorrer tendo sido adjudicada à empresa Dacop – Construções e Obras Públicas por um valor superior a um milhão de euros e vai garantir que o corredor previsto no lote
1 tenha ligação à via ciclo-pedonal Famalicão-Póvoa, através da Rua António
Sérgio, do viaduto sobre a linha férrea, que também será alvo de uma intervenção, e da Rua Daniel Rodrigues.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída
-
Santo Tirso1 semana atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso