V.N. de Famalicão
40ª Feira de Artesanato e Gastronomia leva tradição e sabores a Famalicão
De 29 de agosto a 7 de setembro, Vila Nova de Famalicão vai reunir o melhor dos sabores e saberes tradicionais portugueses com a 40ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia.
Todos os anos, são milhares os que se deslocam ao centro da cidade para vivenciar a atmosfera tradicional que invade a Praça Mouzinho de Albuquerque, visitar o trabalho dos artesãos, brindar com ginjinha, saborear os pratos gastronómicos das tasquinhas regionais e desfrutar dos mais variados momentos musicais.
Conhecida pela sua identidade e produção ao vivo, os visitantes da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão deste ano poderão contar com cerca de 60 artesãos e 35 produtores gastronómicos e stands dedicados à restauração, que prometem manter viva uma tradição de décadas.
Dos licores e chocolates artesanais ao famoso pão de Ovar, das peças de cerâmica à tapeçaria e cestaria, razões não vão faltar para visitar os dez dias mais tradicionais deste verão.
O artesão famalicense Luís Lima é conhecido pelos seus bombos e participa na Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão há 12 anos. “Comecei a participar desde que me reformei, mas já faço bombos há 49 anos”, começou por dizer. “Tudo o que aprendi foi com os meus pais e quis manter vivo o legado deles. Agora dedico-me exclusivamente a isto e é uma forma de me manter entretido”, concluiu.
Para além de Vila Nova de Famalicão, estarão representadas várias regiões do país como Amarante, Arouca, Barcelos, Braga, Bragança, Coimbra, Gondomar, Lixa, Maia, Matosinhos, Miranda do Corvo, Monchique, Monforte, Óbidos, Odivelas, Oliveira do Hospital, Ovar, Penafiel, Santo Tirso, Vila do Conde e Vila Verde.
O certame contará também com estreias, como é o caso do artesão Pedro Macedo, natural de Barcelos, que vê em Famalicão uma oportunidade de demonstrar os seus trabalhos de serralharia artística. “É a ocasião ideal para dar a conhecer e confecionar ao vivo as minhas peças, por isso só posso agradecer ao Município de Famalicão por me permitirem participar na iniciativa”, garante.
Recorde-se que a 40ª Feira de Artesanato e Gastronomia abre portas no dia 29 de agosto, às 18 horas, na Praça Mouzinho de Albuquerque, e apresenta um vasto programa cultural de artistas famalicenses e nomes como D.A.M.A. (dia 2, às 22h00), Dillaz (dia 5, às 22h30) e Quim Barreiros (dia 6, às 22h30).
A entrada no certame é gratuita e o funcionamento decorrerá de segunda a quinta-feira das 18h00 às 24h00, sextas-feiras das 18h00 à 01h00, sábados das 15h00 à 01h00 e domingo das 15h00 às 24h00.
A restauração funcionará de segunda a quinta-feira das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 24h00, sextas-feiras das 12h00 às 15h00 e das 19h00 à 01h00, sábados das 12h00 à 01h00 e domingo das 12h00 às 24h00.
O encerramento, no dia 7 de setembro, está marcado para as 22h30.
-
Edição Papel2 dias atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Nova ambulância dos Bombeiros Tirsenses já transportou mais de 300 doentes críticos (c/video)
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Famalicão destaca-se no desempenho financeiro, Santo Tirso lidera alívio fiscal e Trofa reforça redução da dívida
-
Santo Tirso1 semana atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido pela GNR por suspeita de sequestro e violência doméstica
-
Santo Tirso1 semana atrás
Despiste e colisão de camião na A3 provoca cinco feridos junto ao nó Santo Tirso/Trofa
-
Santo Tirso7 dias atrás
Incêndio em estabelecimento de restauração em Vilarinho,
-
Santo Tirso1 semana atrás
Obras no antigo Centro de Saúde de S. Martinho do Campo já arrancaram


