Santo Tirso
Carregamento de veículos elétricos já é possível em Santo Tirso

Já está a funcionar o primeiro posto de carregamento de veículos elétricos no Município de Santo Tirso. Instalado na Travessa de Rãs, este posto de carregamento semi-rápido resulta de uma parceria entre a Câmara de Santo Tirso e a MOBI-e, no âmbito de um programa nacional que visa dotar todos os concelhos do país com este tipo de equipamentos. Até ao final do primeiro semestre de 2019, a autarquia conta ter outros dois postos de carregamento rápido a funcionar.
Santo Tirso já tem um posto de carregamento de veículos elétricos a funcionar. “No seguimento do nosso Plano Municipal de Mobilidade Sustentável e em consonância com a promoção da utilização de meios de transportes amigos do ambiente, este é um equipamento importante para o Município de Santo Tirso que será replicado noutros locais da cidade”, explica o presidente da Câmara, Joaquim Couto.
Localizado na Travessa de Rãs, junto à Central de Transportes, o posto permite o abastecimento semi-rápido de veículos em cerca de 60 minutos. Mas não será o único. Segundo revela o autarca, “já estão em curso as obras de infraestrutura de outros dois postos”, nomeadamente junto ao recinto da feira municipal e do parque de estacionamento nas traseiras da Câmara Municipal.
Até ao final do primeiro semestre de 2019, aponta Joaquim Couto, “teremos três postos de carregamento elétricos instalados em Santo Tirso”. Estes dois serão de carregamento rápido, permitindo carregar um veículo elétrico em apenas 20 ou 30 minutos.
O equipamento junto à Central de Transportes é de utilização gratuita, dado estar inserido num projeto piloto a nível nacional. Na altura da compra do automóvel, o proprietário recebe um cartão da Mobi-e que lhe permite carregar o veículo naquele posto.
“Assumimos que o Plano Municipal de Mobilidade Sustentável seria uma aposta deste mandato. As obras de requalificação que temos em marcha no concelho valorizam os meios de transportes suaves, através da criação de vias partilhadas e de ciclovias. A instalação destes postos de abastecimento elétrico é mais um exemplo das políticas que estamos a implementar no terreno”, sublinha Joaquim Couto.
Exatamente na área dos veículos elétricos, a Câmara de Santo Tirso adquiriu um, no âmbito das candidaturas de apoio pelo Fundo Ambiental à substituição de veículos de serviços urbanos ambientais. A viatura, num investimento de 32 mil 841 euros, com tração 100 por cento elétrica, destina-se à limpeza urbana, nomeadamente de jardins e recolha de folhas de árvore do chão.
-
Edição Papel16 horas atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
Trofa2 semanas atrás
Junta de Freguesia do Coronado compra loja e garante continuidade de caixa multibanco
-
Desporto2 semanas atrás
Mentira de 1 de abril – Medio Ave vai ter maior complexo de atletismo do Norte de Portugal
-
Trofa2 semanas atrás
Preso por crimes sexuais na estação da Trofa após abordar jovens
-
Desporto2 semanas atrás
Montalegre brilha no arranque do Rally X South e coloca Portugal no topo da Europa
-
Santo Tirso1 semana atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso