Notícias
Mês da Arquitetura da Maia: como será o território daqui a 100 anos?
Qual o futuro das cidades no próximo século? Esta a questão que pairará durante a segunda edição do Mês da Arquitetura da Maia, que decorre em março. Em ano em que se assinala meio milénio do Foral Manuelino, o concelho conta com uma iniciativa composta por oito ateliês e quatro críticos de arquitetura, que refletem “sobre os grandes desafios das cidades do futuro”, dissertando sobre “o impacto da evolução do urbanismo, mobilidade, tecnologia, gentrificação, alterações sociais e ambientais no território”. O resultado ganha a forma de textos, maquetas, desenhos rigorosos, ilustrações, colagens, instalações, realidade virtual, numa integração de diferentes visões e abordagens criativas.
“A exposição irá estar patente no Fórum da Maia, de 1 a 31 de março, sendo que a iniciativa se estende ao cinema Venepor, no dia 8 de março, onde haverá uma conferência com a presença de todos os intervenientes. A entrada e acesso aos debates é livre e gratuita”, fez saber fonte da organização da iniciativa, que tem a curadoria da arquiteta Andreia Garcia.
Segundo a mentora, o Mês da Arquitetura da Maia “é um convite à reflexão”, já que “num mundo em vertiginosa aceleração, é urgente pensar a evolução das cidades e o papel da arquitetura na antecipação daqueles que serão os grandes desafios urbanísticos do futuro”. “Partimos do território da Maia como base de estudo, facilmente extrapolado para outras cidades do mundo. Nesta prolepse criativa, convocamos nomes emergentes da nova geração da arquitetura nacional, uma vez que sobre eles recai esta complexa responsabilidade de pensar e traçar a paisagem urbana do futuro”, sublinhou.
Ana Aragão, Artéria, Branco Del Rio, Fala, Corpo Atelier, Espacialistas, Skrey e Summary são os oito ateliês participantes, aos quais se juntam ainda os arquitetos Inês Moreira, Joaquim Moreno, Pedro Bandeira e Susana Ventura.
A exposição está patente em março, de terça-feira e domingo, das 9 às 22 horas.
-
Trofa2 semanas atrás
Acidente com três viaturas na A3 provoca um morto, dois feridos e corte da via no Coronado, Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Trofa Business Park: Novo Polo de Investimento no Vale do Ave com 6,5 Milhões de Euros em Investimento
-
Santo Tirso2 semanas atrás
A Diocese do Porto vai viver o Dia Diocesano da Juventude (DDJ) 2024 no próximo dia 23 de novembro, em Santo Tirso.
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
GNR detém dois homens por tráfico de droga
-
Trofa2 semanas atrás
Assembleia de Freguesia convocada para votar proposta de desagregação de Bougado e criação de freguesias autónomas
-
Notícias2 semanas atrás
Ivan Lima Cavalcanti é o próximo orador do Ciclo de Conferências em Famalicão
-
Santo Tirso2 semanas atrás
11.ª Edição do ASAS Weekend: Mercado Solidário no Porto e em Santo Tirso
-
Notícias2 semanas atrás
Malte Taberna apoia recolha de bens para Valência