V.N. de Famalicão
Crianças inauguram escolas Conde S. Cosme e de Riba de Ave no terceiro período

O terceiro período vai começar em festa nas escolas básicas do 1.º ciclo de Conde S. Cosme e de Riba de Ave, em Vila Nova de Famalicão. Cerca de 400 crianças vão inaugurar as “novas” escolas depois de obras profundas de reabilitação e ampliação.
Os portões da Escola Conde S. Cosme, também conhecida como Sede n.º 1, localizada na cidade, vão abrir-se a seguir à Páscoa e vão dar a conhecer uma escola totalmente remodelada e modernizada. Com um investimento superior a 800 mil euros, a intervenção implicou a ampliação do edifício, com construção de refeitório, biblioteca, sala de professores e recreio coberto. Foram ainda executados arranjos exteriores, com a construção de um campo desportivo com relva sintética.
Em Riba de Ave, as obras implicaram um investimento superior a 500 mil euros e para além da reabilitação total do edifício, a ampliação implicou a criação de mais duas salas, passando para oito, foi ainda construída uma sala de apoio, biblioteca, sala de professores e recreio coberto. Os arranjos exteriores contemplaram também um espaço desportivo com relva sintética. Os dois projetos foram cofinanciados pelo NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
As escolas receberam já a visita dos alunos que se mostraram muito entusiasmados com os edifícios e salas de aula, mas principalmente com os espaços exteriores e desportivos.
Ambos os edifícios fazem parte do plano centenário, isto é do conjunto de escolas construídas durante o regime salazarista. “Com estas obras, estamos a manter viva a história da educação em Portugal, reabilitando os edifícios criando escolas amplas, modernas e de grande qualidade que privilegiam a entrada de luz natural e com grandes espaços de recreio. São edifícios com todas as condições educativas para que o ensino cumpra as suas funções”, afirmou a propósito o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.
“Com estas duas escolas reabilitadas, o Parque Escolar de Vila Nova de Famalicão dá um enorme salto em termos de qualidade e excelência de condições”, acrescentou o autarca, adiantando que a câmara municipal está já a preparar um conjunto de intervenções em outras escolas do concelho.
Em causa, estão as obras de ampliação e requalificação das Escolas Básicas de Arnoso Santa Eulália, Avidos e Mões, esta última com uma intervenção profunda. Serão ainda reabilitadas as escolas de Vilarinho das Cambas e da Estalagem, em Vermoim.
Entretanto “outras obras poderão surgir, porque a qualidade do parque escolar é sempre um trabalho inacabado. Há sempre melhoramentos a fazer e intervenções necessárias”, salientou Paulo Cunha.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso1 semana atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso reforçam capacidade com nova cisterna para transporte de água
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Trapezistas dizem ter sido agredidos e ameaçados de morte no circo, na Trofa
-
Santo Tirso1 semana atrás
Acidente em Burgães provoca um ferido grave
-
Desporto2 semanas atrás
Francisco Silva alcança 7.º lugar em competição de karaté internacional
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Rusga de Joane volta a reviver tradição das Rosquinhas e Tremoços na 5.ª Feira Santa