V.N. de Famalicão
Coleção de vestuário transformável vence concurso “O Meu Projeto é Empreendedor”
Ter um guarda-roupa variado, mas minimalista, a partir da aquisição de poucas peças. Esta é a proposta da coleção “Mutante”, que valeu à jovem Mariana Garcia o primeiro prémio do concurso “O Meu Projeto é Empreendedor”, que todos os anos destaca as Provas de Aptidão Profissional mais inovadoras apresentadas pelos alunos do ensino profissional de Vila Nova de Famalicão.
O projeto da aluna do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco foi um dos onze finalistas da iniciativa, cujos vencedores foram conhecidos na passada sexta-feira, dia 15 de novembro.
O primeiro prémio, no valor de 1000 euros, foi então para a coleção de vestuário transformável de Mariana Garcia em que, por exemplo, um simples casaco pode transformar-se numa saia. A marca de roupa “Cultive Company”, inspirada nos mundos culturais urbanos e desenvolvida na Escola Profissional OFICINA, e o dispositivo de alerta e apoio a crianças, desportistas, doentes e idosos, “Vital Code”, dos alunos Inês Maia e Hugo Pinto do INA, arrecadaram o segundo (500 euros) e terceiro (250 euros) lugares do concurso, respetivamente.
O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, teve a oportunidade de conhecer ao detalhe cada um dos 11 projetos finalistas.
O edil destacou o “enorme grau de realização e exequibilidade” das ideias apresentadas, o que “significa que as escolas já conseguiram incorporar um conjunto de competências que normalmente só estavam nas empresas”, referiu.
Surpreendido com a maturidade dos projetos, Paulo Cunha aproveitou ainda a oportunidade para elogiar a qualidade do ensino profissional famalicense.
“A ideia clássica de que a formação superior era a que trazia mais retorno do ponto de vista da realização pessoal e profissional é uma ideia ultrapassada. A área profissional é hoje uma escolha com uma elevadíssima probabilidade de sucesso”, acrescentou.
Recorde-se que o concurso “O Meu Projeto é Empreendedor” é promovido pela Rede Famalicão Empreende com o objetivo de fomentar o empreendedorismo nos jovens estudantes e valorizar o ensino profissional no concelho.
Os onze projetos finalistas foram desenvolvidos no ano letivo 2018/2019 e correspondem a ideias desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, na Escola Profissional Forave, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I, no Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, na Escola Profissional OFICINA e no INA.
-
Trofa2 semanas atrás
Acidente com três viaturas na A3 provoca um morto, dois feridos e corte da via no Coronado, Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Trofa Business Park: Novo Polo de Investimento no Vale do Ave com 6,5 Milhões de Euros em Investimento
-
Santo Tirso2 semanas atrás
A Diocese do Porto vai viver o Dia Diocesano da Juventude (DDJ) 2024 no próximo dia 23 de novembro, em Santo Tirso.
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
GNR detém dois homens por tráfico de droga
-
Trofa2 semanas atrás
Assembleia de Freguesia convocada para votar proposta de desagregação de Bougado e criação de freguesias autónomas
-
Notícias2 semanas atrás
Ivan Lima Cavalcanti é o próximo orador do Ciclo de Conferências em Famalicão
-
Notícias2 semanas atrás
Malte Taberna apoia recolha de bens para Valência
-
Santo Tirso2 semanas atrás
11.ª Edição do ASAS Weekend: Mercado Solidário no Porto e em Santo Tirso