Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso reduz consumo de 800 quilos de papel

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Nasceu com o objetivo de promover a literacia digital de toda a população, bem como a modernização e simplificação administrativa. No primeiro ano de implementação, o Plano Municipal de Competências Digitais da Câmara de Santo Tirso já permitiu reduzir o consumo de papel em cerca de 800 quilos.

No âmbito do Plano Municipal de Competências Digitais, a Câmara de Santo Tirso tem vindo a implementar um conjunto de medidas que visam a modernização e simplificação administrativa, a desmaterialização de certidões e despachos e a simplificação de procedimentos.

“A modernização administrativa traz vantagens que vão muito para além da questão ambiental, que é tão importante”, salienta o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, explicando: “As ferramentas que estamos a implementar permitem aos cidadãos a consulta de processos online e o seu acompanhamento em tempo real, o que promove, obviamente, a transparência dos serviços”. Ainda assim, garante, “a poupança ao nível do papel é muito significativa”, sendo que há uma redução de consumo anual na ordem dos 800 quilos.

Ao longo do último ano, a modernização administrativa traduziu-se na digitalização de 3500 processos referentes a obras particulares. Além disso, exclusivamente por via digital, já foram entregues cerca de 1500 processos.

Na área da literacia digital, o balanço também é “extremamente positivo”. No primeiro ano de implementação, o Plano Municipal de Competências Digitais já chegou a mais de 150 seniores que, de diferentes formas, aprenderam a trabalhar com computadores, tablets ou telemóveis. “Estamos no caminho certo”, garante Alberto Costa, realçando que “este é um plano para implementar até 2021 e irá ainda alcançar muitas mais pessoas”.

__________________

As oficinas orientadas por jovens voluntários em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho são “um dos grandes sucessos” do programa. Atualmente, oito mentores deslocam-se às entidades parceiras, de forma a partilhar conhecimentos com os mais velhos, tendo sido já abrangidos mais de 30 seniores. Outra das medidas no terreno prende-se com os espaços de formação existentes em Santo Tirso e em Vila das Aves. SantoTirso.pt é o nome das salas de formação em competências digitais, equipada com computadores e internet que podem ser utilizadas de forma livre pela população, dispondo, também, de aulas gratuitas para os seniores. O primeiro espaço está localizado junto à Loja do Cidadão, o segundo está a funcionar no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. Nestes dois espaços já foram realizadas oficinas com cerca de 120 seniores com uma idade média de 71 anos.

Continuar a ler...
__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...