Fique ligado

V.N. de Famalicão

Rusga de Joane na candidatura do “Canto a Vozes” a Património Cultural

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O Grupo Etnográfico Rusga de Joane, do concelho de Vila Nova de Famalicão, integra a candidatura do “Canto a Vozes” a Património Cultural Imaterial da Humanidade. O conjunto esteve representado, a 18 de janeiro, no auditório do Balneário Rainha D.ª Amélia, nas Termas de S. Pedro do Sul, numa reunião de trabalho que juntou 18 grupos de cantares polifónicos tradicionais do Norte e Centro do País.

Na iniciativa, fizeram-se ouvir mais de 120 cantadeiras e cantadores dos 18 grupos participantes, inclusive o Grupo Etnográfico Rusga de Joane. Foi ainda constituída a comissão organizadora de uma associação de defesa dos interesses dos grupos que, formal ou informalmente, cantam a três e mais vozes um repertório legado pela sociedade agrária tradicional, que tem diferentes designações locais: cramol, terno, lote, cantada, cantedo, cantarola, moda ou cantiga.

O município de S. Pedro do Sul providenciou ainda um protocolo com a Universidade de Aveiro, de onde saiu uma equipa de investigação que, desde 2017, acompanha a atividade dos diferentes grupos, ao mesmo tempo que desenvolve uma pesquisa em fontes históricas.

Publicidade


Cantado por grupos de mulheres ou mistos, este canto é, no século XXI, uma expressão artística e um património imaterial que vincula as mulheres e homens (com maior destaque na mulher) no combate à vulnerabilidade das comunidades onde residem, reforça a identidade local e desoculta o papel das mulheres nos processos e práticas culturais ancestrais.

Continuar a ler...
__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...