Santo Tirso
ARRANCOU A ÚLTIMA FASE DA LIGAÇÃO DO CEMITÉRIO DE VILARINHO A PARADELA

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, Jorge Faria, assinalaram hoje o arranque da última fase da ligação do cemitério de Vilarinho a Paradela. A empreitada, no valor de 600 mil euros, ficará concluída no primeiro semestre de 2021.
“Sabemos que a população aguarda ansiosamente por esta ligação, mas agora trata-se de um esforço final até termos concluída esta obra estruturante para a freguesia de Vilarinho”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa. O autarca lamenta que tenha havido, já em obra, a necessidade de rever o projeto que era antigo e que isso tenha atrasado o arranque da pavimentação, salientando que “o mais importante é garantir que a intervenção fica bem-feita”.
“Esta é uma via fundamental para Vilarinho que vai permitir melhorar a circulação entre os aglomerados urbanos da freguesia bem como a ligação aos concelhos vizinhos”, garante Alberto Costa, dando conta que, no global, o investimento da Câmara Municipal de Santo Tirso na nova ligação entre o cemitério de Vilarinho e Paradela é de cerca de 1,5 milhões de euros.
No mesmo sentido, também o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, Jorge Faria, reiterou que esta “é a obra mais importante de sempre para a freguesia”, mostrando-se contente por estar prestes a ver resolvida “uma reivindicação com cerca de 30 anos”.
A abertura do novo arruamento incluiu trabalhos de alargamento e infraestruturação da Rua do Calvário, parte da Rua da Pitança, Travessa das Ínsuas e parte da Rua das Ínsuas, criação de muros de suporte, novas infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem de águas pluviais e colocação de iluminação pública. Foram ainda resolvidos diversos problemas decorrentes dos trabalhos efetuados no terreno, nomeadamente a necessidade de executar uma passagem hidráulica de grandes dimensões e a alteração da edificação dos muros de suporte devido a uma linha de água.
Ultrapassadas essas questões, avança agora a pavimentação. Na nova empreitada, no valor de 600 mil euros, está incluído o troço inicial da Estrada do Calvário, a Rua do Calvário, a Rua da Pitança, a Travessa das Ínsuas, um troço da Rua das Ínsuas e parte da Rua da Aldeia Nova. Nesta última, está previsto também a execução de uma rede enterrada de telecomunicações e ainda de um troço de rede de drenagem de águas pluviais.
A obra, de deverá estar concluída no primeiro semestre do próximo ano, contempla ainda a sobrelevação do pavimento da faixa de rodagem, para acalmia de tráfego e para garantir a continuidade da inclinação transversal e longitudinal dos passeios nas áreas de passadeiras e nos diversos entroncamentos, assim como o enquadramento paisagístico de todo o arruamento.
Para além da pavimentação em betão betuminoso, a ligação do cemitério de Vilarinho a Paradela terá zonas de paragem de transportes públicos.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Movimento de Utentes do Hospital de Santo Tirso convoca Tribuna Pública contra a transferência da gestão para a Misericórdia
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso inauguram Posto Avançado de Emergência Médica na Agrela
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Jovem constituído arguido por furto de equipamento desportivo em Famalicão
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão captou 30,8 milhões de euros de fundos comunitários para projetos municipais em 2024
-
Trofa2 semanas atrás
Paradela lidera Comissão de Festas da Senhora das Dores com novidades
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão: Lançado concurso para construção dos parques de Sinçães Norte e Pelhe