V.N. de Famalicão
Têxteis técnicos ganham terreno no campeonato das exportações
O concelho de Vila Nova de Famalicão é responsável por 9,1 por cento das exportações do setor têxtil e vestuário nacional, registando “475 milhões de euros de vendas para o exterior em 2017, o que representa 23,8 por cento do total das exportações do concelho (1,9 mil milhões de euros)”.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), “os têxteis técnicos assumem 111 milhões de euros de exportações, ou seja, 23,3 por cento do total do setor”. Além disso, entre 2013 e 2017, as exportações de materiais ou produtos têxteis, que se distinguem pela sua elevada tecnicidade e diferenciação, cresceram 11,9 por cento em Famalicão”, com Espanha, Alemanha, França, Países Baixos, Suécia e Reino Unido como principais destinos.
No concelho famalicense, segundo o anuário estatístico regional de 2016, a indústria têxtil e de vestuário conta com “856 empresas, dá emprego a 11.093 pessoas e é responsável por um volume de negócios de 771 milhões de euros, dos quais 236 milhões de euros de valor acrescentado bruto”.
Empresas como Louropel (líder mundial na produção de botões), Salsa, Tiffosi, TMG e Riopele, e infraestruturas tecnológicas e de inovação, como o CITEVE e CeNTI, para além da ATP – Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal e do Museu da Indústria Têxtil, têm contribuído para que Famalicão tenha cada vez mais peso no setor em Portugal, que em 2017 aumentou quatro por cento as exportações, no total de 5237 milhões de euros, superando o anterior recorde absoluto fixado em 2001.
-
Notícias1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso1 semana atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Polidesportivo do Parque das Ribeiras renovado
-
Notícias1 semana atrás
Grupo Britânico investe 20 Milhões em Santo Tirso e revitaliza a fábrica de Pneus Camac
-
Santo Tirso1 semana atrás
Instituições de Santo Tirso e Famalicão vencem prémio Prémio BPI Fundação “la Caixa”