Santo Tirso
Santo Tirso cria Comissão para apoiar idosos e dependentes

Seis de março foi oficialmente o primeiro dia de atividade da Comissão Municipal de Apoio a Idosos e a Pessoas Dependentes de Santo Tirso.
Autarquia, Instituto de Segurança Social, Centro Hospitalar do Médio Ave, Agrupamento de Centros de Saúde Santo Tirso/Trofa, GNR, PSP, Polícia Municipal, Instituições Particulares de Solidariedade Social, juntas de freguesia e idosos tirsenses tomaram posse nos Paços do Concelho. O objetivo, adiantou Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, é “acompanhar e sinalizar situações ligadas às pessoas mais velhas, que estão isoladas, promover melhorias nas suas casas para que se mantenham lá enquanto for possível, sinalizar situações de eventual violência e de não acompanhamento”. Esta comissão vem juntar-se aos “outros instrumentos que já existem, como o Conselho Local de Ação Social (CLAS), juntas de freguesia, IPSS, o Plano Municipal de Saúde, o Fundo de Emergência Social ou o SOS Casa, para a sinalização” destes casos. “Quatro a cinco por cento” da população idosa do concelho poderá necessitar de apoio desta natureza, estima a autarquia.
O trabalho da Comissão, em diversas vertentes, será direcionado a idosos com mais de 65 anos e a adultos, com mais de 18, em situação de dependência, de forma a atenuar o isolamento, solidão, marginalização ou maus-tratos.
Cabe ao Núcleo Operacional fazer a sinalização dos idosos e/ou adultos, sendo também da sua responsabilidade o desenvolvimento de ações de prevenção, diagnóstico e planeamento, em articulação com o Conselho Local de Ação Social.
“Ao longo do tempo, fomos verificando que havia algumas situações de isolamento de idosos, problemas de doença prolongada ou insuficiência de meios financeiros para acudir a algumas necessidades básicas, que nos levaram a concluir que esta comissão seria o instrumento ideal e adequado para resolver esses problemas”, frisou Joaquim Couto.
O autarca sugeriu ainda um trabalho em rede entre as diferentes entidades envolvidas para a obtenção de “resultados mais eficazes e rápidos”.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Movimento de Utentes do Hospital de Santo Tirso convoca Tribuna Pública contra a transferência da gestão para a Misericórdia
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso inauguram Posto Avançado de Emergência Médica na Agrela
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Jovem constituído arguido por furto de equipamento desportivo em Famalicão
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão captou 30,8 milhões de euros de fundos comunitários para projetos municipais em 2024
-
Trofa2 semanas atrás
Paradela lidera Comissão de Festas da Senhora das Dores com novidades
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão: Lançado concurso para construção dos parques de Sinçães Norte e Pelhe