V.N. de Famalicão
Câmara dá luz verde à ampliação do maior fabricante mundial de botões
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão reconheceu, na última reunião do executivo municipal, o relevante interesse público de uma nova ampliação da unidade fabril da Louropel, a maior produtora de botões do mundo com uma produção diária de 9 a 12 milhões de unidades.
O projeto de expansão da empresa famalicense, que está sediada na freguesia do Louro e a que corresponderá um investimento de um milhão de euros, obteve assim parecer positivo do executivo para a desafetação necessária de uma parcela de terreno da Reserva Agrícola Nacional (RAN) onde a empresa pretende instalar uma das cinco novas unidades funcionais a construir – uma estrutura autónoma de classificação e produção de materiais reciclados, designada por Unidade de Reciclagem, destinada à produção de botões a partir de material reciclado.
Refira-se que os botões produzidos através de energias mais limpas e com a incorporação de produtos naturais e reciclados– os chamados Botões Ecológicos Biodegradáveis – são já uma imagem de marca da empresa famalicense, que com a construção desta nova unidade de reciclagem passará a rececionar resíduos de outras atividades económicas, respondendo a novos padrões de consumo ecológico e sustentável e contribuindo ainda mais para a neutralidade carbónica e para a economia circular.
Recorde-se que a Louropel emprega atualmente cerca de 250 trabalhadores e o seu investimento nos últimos anos ascende a 50 milhões de euros em projetos de ampliação e modernização.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão fala numa “empresa com história, que tem apostado muito na sustentabilidade ambiental dos seus processos produtivos e que é um dos melhores exemplos para a afirmação de Famalicão como a Cidade Têxtil de Portugal”.
Paulo Cunha acrescenta ainda que a intenção de expansão da Louropel “é uma boa notícia para Vila Nova de Famalicão” que, “nesta fase menos positiva, continua a ter empresas dispostas a apostar na melhoria das suas condições produtivas”.
Com uma produção diária de 9 a 12 milhões de botões, a Louropel exporta cerca de 85% da produção, sendo a Europa e os Estados Unidos os seus principais mercados, fornecendo grande marcas mundiais de vestuário como a Hugo Boss, Ralph Lauren, Armani, Valentino, Kenzo, Massimo Dutti, entre outras.
-
Notícias2 semanas atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa2 semanas atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Trofa2 semanas atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Polidesportivo do Parque das Ribeiras renovado
-
Santo Tirso1 semana atrás
Instituições de Santo Tirso e Famalicão vencem prémio Prémio BPI Fundação “la Caixa”
-
Notícias1 semana atrás
Grupo Britânico investe 20 Milhões em Santo Tirso e revitaliza a fábrica de Pneus Camac