V.N. de Famalicão
ATC liga Santiago de Compostela a Fátima

O objetivo já está traçado. “Unir” a catedral de Santiago de Compostela ao Santuário de Fátima, através de “uma peregrinação feita por etapas”, que ficará concluída “em maio de 2019”.
Com esta atividade, a Associação Teatro Construção (ATC), de Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão, “tenta responder ao desafio de muitos peregrinos que fizeram os Caminhos de Santiago”.
A peregrinação começou em Santiago de Compostela, onde os participantes vão percorrer “o Caminho Central Português até ao Porto, passando depois para o Caminho de Fátima, até achegar ao Santuário mariano, localizado na Cova da Iria”.
Este fim de semana, “cerca de três dezenas de pessoas, oriundas dos concelhos de Famalicão, Guimarães, Braga, Fafe e Porto” percorreram os primeiros “37 quilómetros” dos “cerca de 460” que separam “dois dos locais de culto mais emblemáticos da Península Ibérica”. A peregrinação começou no sábado, em Santiago de Compostela, tendo pernoitado na Hospedaria San Martin Pinario, para no domingo voltar ao caminho para nova etapa. “No primeiro dia a chuva foi presença assídua no percurso até Teo. Já no domingo, o S. Pedro foi mais benevolente com o grupo e apenas refrescou a etapa com uma chuva muito leve, nos 23 quilómetros que foram feitos”, adiantou fonte da associação joanense, referindo que este projeto “permite percorrer dois caminhos com enorme significado”.
Paralelamente a este projeto, a ATC pretende, “durante o ano 2018”, percorrer “mais três caminhos alternativos, onde, mais uma vez, a cultura, a espiritualidade, a aventura e o prazer de caminhar seguem de mãos dadas”. Assim, no programa está a realização do Caminho Português (26 a 31 março), que será percorrido entre o Senhor do Socorro, em Ponte de Lima, e Santiago de Compostela, em cinco etapas, o Caminho Primitivo (28 de abril a 5 de maio) entre Fonsagrada e Santiago, que será feito em seis etapas, e o Caminho Roma-Florença-Génova, “iniciado em 2016”, que será percorrido de Florença e Génova, de 7 a 18 de junho.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída
-
Santo Tirso1 semana atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso