Santo Tirso
EMPRESAS DE SANTO TIRSO REGISTAM AUMENTO DE 30% NO INVESTIMENTO APROVADO EM 2020
NO TOTAL SÃO 260 PROJETOS DE INVESTIMENTO DE EMPRESAS DO CONCELHO APROVADOS NO ÂMBITO DOS PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO NACIONAIS
Num ano marcado pela pandemia da Covid-19, o número de projetos de empresas de Santo Tirso aprovados no âmbito dos programas Compete 2020, Norte 2020 e PDR 2020 aumentou, fixando-se nos 260. Também o valor do investimento subiu cerca de 30 por cento, em relação ao ano anterior, ascendendo aos 220 milhões de euros.
São 220 milhões de euros de investimento privado aprovado até ao final de 2020, divididos entre o Compete 2020, Norte 2020 e PDR 2020, num total de 260 projetos. Um valor superior, em quase 30 por cento, ao registado no ano de 2019 onde, num contexto anterior à pandemia, o investimento chegou aos 170 milhões de euros e envolveu 219 projetos.
No ano de 2020, a maior fatia, correspondente a 160 milhões de euros, destinou-se ao Compete2020 e, desse valor, cerca de 62 milhões são financiados e distribuídos por 49 projetos.
Já no âmbito do Norte 2020, focado no apoio à competitividade das micro, pequenas e médias empresas, são 157 os projetos privados de Santo Tirso já aprovados, com um investimento total de 56 milhões e um financiamento de 27,5 milhões.
Reflexo do crescimento e consolidação do setor agroalimentar em Santo Tirso são os 54 investimentos aprovados no âmbito do PDR (Programa de Desenvolvimento Rural) 2020 e que totalizam um investimento superior a três milhões de euros, com um financiamento que ascende a 1,6 milhões.
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso acredita estar perante “indicadores muito favoráveis que ajudam a ter uma visão mais positiva da evolução da situação económica do concelho no período pós-pandemia”. “Se durante um ano completamente atípico, onde as empresas sofreram constrangimentos de vária ordem, foi possível alcançar estes valores ao nível de projetos aprovados, estou convicto de que podemos acreditar que, no futuro, vai ser possível ultrapassar as dificuldades causadas pela covid-19”, refere o autarca, sublinhando a capacidade de resiliência dos empresários do concelho que “nunca baixaram os braços e reinventaram os seus negócios para manter os postos de trabalho”.
A Câmara Municipal tem, através do INVEST Santo Tirso, incentivado esta dinâmica empresarial, nomeadamente através da informação e apoio relativos às candidaturas aos projetos de financiamento comunitário. Simultaneamente, a autarquia tem apoiado o investimento privado através da atribuição do estatuto de Projeto de Interesse Municipal, que garante às empresas acesso a um conjunto de incentivos fiscais e reduções de taxas e licenças municipais, para além de um acompanhamento personalizado de todo o processo. No total, os 70 Projetos de Interesse Municipal já atribuídos representam 420 milhões de investimento e 1568 postos de trabalho criados, apoiados em cerca de 4,2 milhões pela Câmara Municipal.
-
Notícias2 semanas atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa2 semanas atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Trofa2 semanas atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Polidesportivo do Parque das Ribeiras renovado
-
Notícias1 semana atrás
Grupo Britânico investe 20 Milhões em Santo Tirso e revitaliza a fábrica de Pneus Camac
-
Santo Tirso1 semana atrás
Instituições de Santo Tirso e Famalicão vencem prémio Prémio BPI Fundação “la Caixa”