Santo Tirso
Fábrica do Livro promove literatura,
celebra a lusofonia e apoia inclusão social
A Fábrica de Santo Thyrso transforma-se numa Fábrica do Livro, no próximo fim de semana, 5 e 6 de novembro. E se livros serão os protagonistas maiores, haverá outros motivos para não faltar a este evento do E.Leclerc Lordelo-Guimarães, num espaço que vai celebrar a lusofonia – com a presença de Xanana Gusmão -, ajudar uma associação e promover outras manifestações culturais, como o teatro e a música. A entrada é gratuita.
As tardes de sábado e domingo podem ser bem preenchidas num só local. A nave cultural da Fábrica de Santo Thyrso celebrará a literatura e outras artes, numa iniciativa que pretende afirmar-se no panorama cultural da região.
Argumentos não faltarão, logo a começar pelo padrinho do evento, Richard Zimler, que marcará presença no sábado, às 16h15, para a apresentação dos mais recentes livros, “Aldeia das Almas Desaparecidas I – A Floresta do Avesso” e “A Cegonha Sem Vergonha”.
Na passadeira das apresentações literárias também passam Nuno
Nepomuceno, às 17h10, com os livros da Série Afonso Catalão e a reedição de “A Espia do Oriente”, que celebra dez anos de carreira do escritor.
Às 16h00, a poeta, escritora, artista plástica e curadora moçambicana Sónia Sultuane lança “Roda das Encarnações”, num momento que confirma a vocação deste evento para a promoção da lusofonia, que se estenderá por outras iniciativas, entre as quais a atuação musical de Maestro Gorsy Edu, no arranque do evento, que será seguida do lançamento do livro “Mutilação Genital Feminina”, do embaixador da Guiné Equatorial Tito Mba Ada.
Segue-se M.G. Ferrey, que traz ao evento o novo livro da série Aquorea, “Shore Desvendado”, uma sugestão de literatura fantástica e o segundo livro da autora.
Pelas 18h20, entra em cena António Raminhos, não para um espetáculo de comédia, mas para uma tertúlia, que servirá igualmente para apresentar o livro “Somos Todos Estranhos – Até Percebermos que Isso é Normal”.
Já no domingo, o ex-futebolista e guarda-redes Helton vai marcar presença na qualidade de embaixador da Liga Portugal para uma hora do conto, com apresentação do livro “O Mundo d’O Ligas”, que será animada por três mascotes de clubes portugueses, a partir das 15h00.
E na onda das ações direcionadas para os mais pequenos, às 16h30, Nuno Caravela apresenta os livros da bem-sucedida coleção “O Bando das Cavernas”.
Pedro Chagas Freitas também é um dos autores convidados e estará na Fábrica às 17h30, para apresentar o mais recente livro, “A Raridade das Coisas Banais”.
O evento termina com a apresentação de duas obra que tem ADN tirsense. “Teletrabalho – Princípios e ferramentas práticas do trabalho remoto”, que é co-assinado pelo escritor de Vila das Aves Fernando Moreira, é dado a conhecer ao público às 18h30.
Em parceria com a Editorial Novembro, o E.Leclerc promoveu um Prémio Literário e Ilustração Infantojuvenil “A Fábrica do Livro”, que teve como vencedor João Pedro Bernardo, com a obra “O que esconde a barriga da cobra”. O autor vai receber o prémio na tarde de sábado e apresentar a história.
Uma Fábrica do Livro solidária e que celebra a lusofonia
A Fábrica do Livro tem como temática a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com o objetivo de promover a lusofonia através da literatura, arte e cultura. Xanana Gusmão, primeiro presidente eleito de Timor-Leste, também marcará presença no evento. Além disso, também terá cariz social, já que parte das vendas de livros e jogos reverterá para a Associação para o Planeamento da Família (APF), que tem como missão “ajudar as pessoas a fazerem escolhas livres e informadas sobre a sua vida sexual e reprodutiva e promover a parentalidade positiva”.
“Promover a literatura, principalmente nos mais novos, assim como a escrita através de prémios literários e da presença de autores locais e dar a conhecer diferentes países e culturas”. Assim resume Fabrice Lachize, administrador do E.Leclerc de Lordelo, o objetivo d’A Fábrica do Livro.
Além do mercado do livro e das apresentações literárias, há sessão de autógrafos, com Raquel Garcez Pacheco, Olinda Beja, Manuel Forno, Ricardo Ribeiro, Rui Marcelino/Daniel Goose, Eugénio Bezerra, Eusébio André e Maria Alice Medina, todos no sábado.
O teatro também vai encher a nave da Fábrica de Santo Thyrso, graças à Companhia de Teatro de Santo Tirso, que apresentará as peças “Baú dos Malvados”, no sábado, às 14h00, e “Abraços”, às 18h00 de domingo.
No evento também haverá pinturas faciais, magia modelagem de balões e um caricaturista.
Prepare-se para a Fábrica do Livro, com as obras em destaque
-
Notícias1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Airbus reforça contratações em Santo Tirso para atingir 380 trabalhadores até ao fim do ano
-
Santo Tirso1 semana atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Polidesportivo do Parque das Ribeiras renovado