V.N. de Famalicão
Famalicão dedica semana às cidades inteligentes com apresentações de soluções inovadoras
Vila Nova de Famalicão vai transformar-se a partir da próxima quarta-feira, 21 de junho, no centro nacional de troca de experiências e boas práticas em torno da gestão de cidades inteligentes.
Vila Nova de Famalicão vai transformar-se a partir da próxima quarta-feira, 21 de junho, no centro nacional de troca de experiências e boas práticas em torno da gestão de cidades inteligentes. A Semana B-Smart acontece de 21 a 25 de junho na Praça D. Maria II, com mais de uma dezena de expositores, conferências com oradores nacionais e internacionais, espaço Food & Sunset, e Fórum B-Smart na Fundação Cupertino de Miranda, em pleno centro urbano de Famalicão.
Destaque para a simulação de uma “Rua do Futuro”, na Praça D. Maria II, com diversas ferramentas e soluções tecnológicas de gestão urbana inovadoras, principalmente nas áreas da mobilidade, recolha de dados e ambiente, incluindo a apresentação de soluções Smart City de usabilidade do espaço público para crianças.
A Semana B-Smart arranca com o Fórum B-Smart nos dias 21 e 22 de junho, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, que vai reunir alguns dos mais destacados atores do ecossistema das cidades inteligentes em Portugal e no Mundo. De entre os oradores convidados, encontra-se Rob Adams (Six Fingers), Natalia Olson-Urtecho (Plug and Play), Konstantina Siountri (Assessora Científica do Ministério do Ambiente e Energia da Grécia), Boyd Cohen (Iomob), entre outros.
A participação no Fórum depende de inscrição prévia, gratuita, através do link www.famalicao.pt/semana-b-smart.
Já no dia 23 de junho, na Ágora B-Smart, instalada junto à estátua de D. Maria II, serão explorados temas como “Bio Construção no Espaço Urbano”, às 9h15, “Troca de Boas Práticas de Construção”, pelas 10h45, e “Plataforma de Gestão de Ocorrências”, pelas 11h30.
Na parte da tarde, há sessões em torno da “Construção das Smart Cities nas Várias Vertentes”, com duas sessões, a primeira às 14h30 e a segunda às 16h30, com a presença de representantes de Câmaras Municipais de todo o país, e moderação de Vítor Pereira, da Zoom Global.
A Ágora B-Smart será precisamente o ponto de partilha de experiências e conhecimento em torno das Smart Cities, onde terão lugar várias conferências de entrada livre nos dias 23, 24 e 25 de junho, sendo que no sábado será dado ênfase à perspetiva das crianças e dos jovens famalicenses.
O espaço vai acolher a “Smart City For Kids – S10: Laboratório de Ideias”, às 10h, uma dinâmica que consistirá num debate entre alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, com 10 anos de idade, sobre as suas expectativas relativamente à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segue-se “Os jovens como agentes locais da smartização”, pelas 11h, uma iniciativa que levará os jovens do 12.º ano do mesmo agrupamento a ”Pensar uma cidade inteligente, e o conhecimento e a ação como desafios da ‘smartização’ de Famalicão”.
A Semana B-Smart termina no domingo, 25, com uma sessão dedicada à “Transição da Alta Competição para o Mundo Corporate – Uma Visão Mais Sustentável”, às 14h30, com a presença de atletas olímpicos e ex-atletas de alta competição, seguida de uma sessão de esclarecimento sobre veículos elétricos, pelas 16h.
E porque as cidades inteligentes também apostam na vertente cultural, nos dias 23 e 24 de junho, haverá sunsets com Sax & DJ Residente, das 18h às 20h. Na sexta-feira, 23, também haverá concerto do Quarteto Sofia Machado, pelas 21h, e no sábado, 24, o DJ residente da Semana B-Smart dará música das 21h às 23h.
O recinto B-Smart, que estará instalado na Praça D. Maria II, nas traseiras da Fundação Cupertino de Miranda, terá uma zona dedicada a expositores (Expo B-Smart) e um espaço de restauração (B-Smart Food &Sunset) que vão funcionar na quinta-feira, 22 de junho, das 14h às 19h, na sexta e sábado, dias 23 e 24, das 10h às 22h, e no domingo, 25, das 14h às 19h.
Refira-se que o programa municipal B-Smart Famalicão é um programa assente em seis pilares fundamentais – pessoas, modos de vida, ambiente e energia, mobilidade, economia e governança –, procurando a implementação de ações no sentido de criar um município mais sustentável, mais verde, mais inclusivo, mais inovador e com uma gestão pública mais moderna, cultivando e promovendo a diversidade, a igualdade de oportunidades e a participação cidadã. Através do Centro de Inteligência Urbana, um centro de controlo e operações do Município de Vila Nova de Famalicão, é fomentada a interação com o cidadão, para que este seja um ator cada vez mais ativo na construção da sua cidade e do seu concelho.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição 286 do Jornal do Ave
-
lifestyle2 semanas atrás
Mais de metade dos europeus jogam videojogos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Exposição “Memórias da Fábrica | O Conde de S. Bento” em Santo Thyrso
-
Trofa2 semanas atrás
Trofa Lança Desafio “IMPRESSionante” para Alunos do Primeiro Ciclo
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Grupo Coral Juvenil de Vale São Cosme Celebra 30 Anos de Música e Tradição
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão destaca-se como um dos melhores locais para viver em igualdade
-
Trofa1 semana atrás
Homem detido por tentar abalroar carro onde seguia ex-namorada e amigo na Trofa
-
Notícias2 semanas atrás
Santo Tirso Instala Mais 15 Oleões para Recolha de Óleo Alimentar Usado