Trofa
Custo da linha de metro e metrobus na Trofa estimado em 160 milhões de euros
Linha da Trofa está avaliada em €160M, com a construção de um troço de cerca de 3km, em metro, e outro de 7,2km em canal dedicado para o metrobus

O Governo lançou o concurso público para a elaboração do projeto da nova fase de expansão do Metro do Porto, que inclui a linha de metro e metrobus entre o ISMAI, na Maia, e o interface rodoferroviário, na Trofa.
Segundo os documentos, a linha está avaliada em 160 milhões de euros, com a construção de um troço de cerca de três quilómetros, em metro, e outro de 7,2 quilómetros em canal dedicado para o metrobus (autocarro movido a hidrogénio).
Ribela e Muro (metro), Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela (metrobus) serão as estações, sendo que a antiga estação do Muro se transformará numa estação intermodal, com “zonas de espera, instalações sanitárias, áreas técnicas e áreas de apoio à exploração”. Para as estações da Ribela e Pateiras estão previstos parques de estacionamento, incluindo para bicicletas noutras paragens de metrobus.
“O Muro servirá os dois sistemas de transporte, metro de um lado e ‘metrobus’ do outro, possibilitando assim o transbordo direto entre modos”, com a transição de via dupla para simples a ser “realizada imediatamente antes da estação”.
“A informação ao público será dada em tempo real e com informação relativa a transbordos com outros modos de transporte”, refere a Metro do Porto.
Em Paradela, o metrobus chegará a “um interface com os diversos meios de transporte público, entre eles autocarro, comboio e táxis, bem como ter associado parque para bicicletas e zona de suporte”.
Rotunda na Carriça

A desejada Rotunda da Carriça – que chegou a ser bandeira eleitoral do atual presidente da Câmara Municipal da Trofa – está inserida no projeto da linha do metro. Segundo os documentos da Metro do Porto, o metro passará debaixo da nova rotunda, em túnel.
A empreitada tem uma duração prevista de dois anos e meio e deverá estar pronta em 2028, havendo já financiamento europeu assegurado para a obra.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Movimento de Utentes do Hospital de Santo Tirso convoca Tribuna Pública contra a transferência da gestão para a Misericórdia
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso inauguram Posto Avançado de Emergência Médica na Agrela
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Jovem constituído arguido por furto de equipamento desportivo em Famalicão
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão captou 30,8 milhões de euros de fundos comunitários para projetos municipais em 2024
-
Trofa2 semanas atrás
Paradela lidera Comissão de Festas da Senhora das Dores com novidades
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão: Lançado concurso para construção dos parques de Sinçães Norte e Pelhe