Santo Tirso
JOÃO GOMES CRAVINHO ELOGIA CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTO ESTRANGEIRO EM SANTO TIRSO
![](https://jornaldoave.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/12/visita-realizou-se-no-ambito-do-programa-governo-proximo-1.jpg)
O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, esteve esta quarta-feira em Santo Tirso, onde, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, e pelo vice-presidente, Nuno Linhares, visitou a WEG, multinacional brasileira especializada no fabrico e comercialização de motores elétricos.
Durante a visita, inserida no programa Governo + Próximo, que durante os dias 6 e 7 de dezembro decorre no distrito do Porto, João Gomes Cravinho elogiou o trabalho desenvolvido pela unidade fabril localizada na Zona Empresarial da Ermida.
“Este é um excelente exemplo de atração de investimento e promoção da exportação”, referiu, salientando “o admirável trabalho desenvolvido ao nível da transição verde e transição digital”. “São fundamentais empresas como a WEG para contagiar positivamente o tecido empresarial nacional”, evidenciou.
No mesmo sentido, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, agradeceu à WEG o investimento que tem vindo a fazer no Município, “nomeadamente os 750 postos de trabalho”, lembrando que a autarquia, através do Invest Santo Tirso, tem apoiado a empresa desde a primeira hora.
“A captação de investimento privado é uma das prioridades deste executivo e por isso criámos o estatuto de Projeto de Interesse Municipal, de que a WEG beneficiou, para apoiar as empresas quer a nível de isenções de taxas e licenciamentos, quer na desburocratização, criando uma via-verde ao investimento, e assim atrair projetos que valorizam, não só o nosso território, como contribuem para o desenvolvimento do país. Esta aposta forte da WEG em Santo Tirso vem validar a nossa estratégia”, atestou.
O autarca, lembrou, ainda, os investimentos recentes nas zonas empresariais, nomeadamente, a nova ligação à Zona Empresarial de Fontiscos e reformulação do Nó da Ermida, realizada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Trata-se da primeira obra do PRR para valorização de áreas empresariais a ficar pronta a nível nacional, e estamos já a trabalhar num novo projeto que consideramos prioritário, a construção de uma variante à Estrada Nacional 105, que ligará o nó da A3 à A41”, avançou Alberto Costa.
Por parte da WEG Portugal, o diretor-geral, António Duarte, apresentou os investimentos mais recentes da empresa, dando conta que com “52 parques fabris em 15 países ,e mais de 39 mil colaboradores em todo mundo, o grupo produz mais de 70 mil motores por dia”.
A ampliação das instalações da unidade fabril da WEG em Santo Tirso, atualmente em curso, tem um investimento previsto de 25 milhões de euros e a criação de 100 novos postos de trabalho nos próximos anos.
-
Edição Papel4 dias atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Assalto a loja desportiva em Santo Tirso em plena luz do dia (c/ vídeo)
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Descarga poluente no rio Ave motiva questões do Bloco de Esquerda ao Governo
-
Trofa2 semanas atrás
PCP revela que transferência do Hospital de Santo Tirso para a Misericórdia acontece a 31 de março
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Chega de Famalicão inicia périplo por empresas e instituições locais
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Tribuna Pública pela Gestão Pública do Hospital de Santo Tirso!
-
Desporto2 semanas atrás
FC Famalicão procura apuramento histórico na Taça de Portugal de futsal