Santo Tirso
Lançada primeira pedra no Centro Social e Paroquial de Vilarinho

Com o projeto aprovado no âmbito do PARES, em 2021, o Centro Social e Paroquial de Vilarinho, em Santo Tirso, lançou, a 16 de março, a primeira pedra da ampliação do edifício.
A iniciativa partiu da direção da instituição, liderada pelo padre Felisberto Capela, para responder ao aumento da procurar e dar viabilidade financeira à instituição.
A obra permitirá aumentar o número de vagas e trará consigo outro tipo de valências, com vista a reforçar a qualidade dos cuidados prestados. “Atualmente, temos em centro de dia 20 lugares e vamos passar a ter 30, enquanto no serviço de apoio domiciliário temos 26 e vamos aumentar para 30 também. A grande diferença é que agora recebemos comparticipação da Segurança Social por 16 utentes em centro de dia e dez em serviço de apoio domiciliário (SAD) e passaremos a receber por 26 em centro de dia e 26 em SAD”, explicou o padre.
O programa PARES financia 350 mil dos 800 mil euros necessário para executar a empreitada. O restante montante está a cargo da própria instituição, que também contará com o apoio da Câmara Municipal, que, face ao aumento da inflação, duplicou o valor inicialmente prometido, para 200 mil euros.
“Enquanto presidente da Câmara, fico muito satisfeito por podermos ajudar e fazer parte da história deste centro social. Deixo também uma palavra de agradecimento aos colaboradores que, mesmo com as condições atuais, exíguas e difíceis, trabalham com paixão e carinho pelos utentes”, referiu Alberto Costa, presidente da autarquia, que também não deixou de elogiar Felisberto Capela, a quem gaba “a coragem” por avançar com um projeto desta dimensão.
Com os eventos que têm promovido, o Centro Social e Paroquial de Vilarinho angariou por “volta de 150 mil euros”. Segundo Felisberto Capela, serão necessários mais cerca de 200 mil euros para cumprir todas as obrigações financeiras da obra.
O prazo de conclusão da obra está previsto para março de 2025.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Movimento de Utentes do Hospital de Santo Tirso convoca Tribuna Pública contra a transferência da gestão para a Misericórdia
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso inauguram Posto Avançado de Emergência Médica na Agrela
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Jovem constituído arguido por furto de equipamento desportivo em Famalicão
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão captou 30,8 milhões de euros de fundos comunitários para projetos municipais em 2024
-
Trofa2 semanas atrás
Paradela lidera Comissão de Festas da Senhora das Dores com novidades
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão: Lançado concurso para construção dos parques de Sinçães Norte e Pelhe