Fique ligado

Trofa

Festa da Senhora das Dores arranca este sábado para 11 dias de romaria e religiosidade

Entre os destaques da programação estão Fernando Daniel, Nena e Sambinha do Zé.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O programa das festividades, que têm lugar na Trofa, está quase completo. Este ano, a romaria, que ocorre de 10 a 20 de agosto, contará com algumas novidades em relação às edições anteriores. As festas, tradicionalmente organizadas pelas aldeias de São Martinho de Bougado de forma rotativa, serão, este ano, responsabilidade de Valdeirigo. Entre os destaques da programação estão Fernando Daniel, Nena e Sambinha do Zé.

A festa em honra de Nossa Senhora das Dores começa este sábado e vai durar 11 dias, com música, humor, tradição e religiosidade.

Fernando Daniel sobe ao palco principal no dia 17 de agosto (sábado), às 22h30, precedido pelo artista local João Marques, que terá a oportunidade de se apresentar na sua cidade natal. No dia 14 de agosto, às 22h30, Xavier fará o seu concerto e promete animar o público com a afamada música “Festa da Mulherada”. À meia-noite, o trofense DJ Iven R também estará presente para animar a festa na concha acústica.

Antes dos artistas locais, o palco será tomado pelo concertinista Joãozinho.

O Sambinha do Zé será uma das atrações do dia 15 de agosto, e a Orquestra Urbana da Trofa fará uma apresentação itinerante pelo Parque Nossa Senhora das Dores.

Na noite de 16 de agosto, os Júpiter, também da Trofa, atuarão antes de Nena, com o DJ Mac CZ a encerrar a noite. No dia seguinte, após o espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, o DJ Tony Bianchi manterá a festa animada.

O humor marcará o dia 13 de agosto, às 22h00, com um espetáculo de comédia protagonizado por Miguel 7 Estacas, João Miguel Costa, Joel Ricardo Santos e Francisco Menezes.

O dia 11 de agosto contará com a animação do Conjunto Típico do Val, enquanto no dia 12 a Orquestra de Ritmos Ligeiros subirá ao palco às 21h30. No dia 18 de agosto, as bandas de música da Trofa e Fornos estarão presentes para animar o dia, culminando com a tradicional procissão dos andores às 17h00 e um espetáculo piromusical à noite.

Ana Rita Gomes, presidente da comissão de festas, expressou a vontade de destacar a componente religiosa do evento e incentivar a participação comunitária, especialmente nas procissões. “Queremos envolver todos na celebração, não só crianças, mas também jovens e adultos. A nossa esperança é ver famílias inteiras a participar”, afirmou.

O programa também inclui uma concentração de motas e bênção dos capacetes no domingo, dia 11, a partir das 09h30, e um Festival de Folclore, às 16h00, no mesmo dia. No dia 15, os Sons e Cantares do Ave apresentam-se em palco às 16h00, enquanto a tarde do dia 17 será marcada por cantares ao desafio. As Bandas de musica da Trofa e de Revelhe prometem animar o terreiro durante todo o dia 19.

__________________

Do ponto de vista religioso, haverá um setenário na Capela de Nossa Senhora das Dores, com missas às 08h00 no dia 17, às 15h00 nos dias 11 e 15, e às 19h00 nos dias 12, 13, 14 e 16. O primeiro dia das festas, 10 de agosto, será dedicado às atividades religiosas, começando com uma missa na Igreja Matriz de São Martinho de Bougado às 21h00, seguida de uma procissão de velas até à Capela de Nossa Senhora das Dores. No dia 18 de agosto, haverá missa na Capela às 08h30 e uma missa solene na concha acústica às 11h00. Nos dias 19 e 20, as missas serão às 08h30.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...