V.N. de Famalicão
Ensino Profissional ganha destaque em Famalicão com quase 1900 alunos inscritos
No ano letivo de 2024/2025, cerca de 50% dos alunos que ingressaram no Ensino Secundário optaram pela via profissionalizante, somando quase 1900 estudantes

Em Vila Nova de Famalicão, o ensino profissional tem-se afirmado como uma escolha preferencial para os estudantes. No ano letivo de 2024/2025, cerca de 50% dos alunos que ingressaram no Ensino Secundário optaram pela via profissionalizante, somando quase 1900 estudantes inscritos nas escolas profissionais do concelho. Este cenário coloca Famalicão entre os concelhos da região com maior número de alunos no ensino profissional.
Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, destacou o papel essencial destas instituições na formação de quadros qualificados: “As nossas escolas profissionais estão cada vez mais capacitadas para formar quadros de excelência, orientados para o desenvolvimento, inovação e indústria 5.0, respondendo assim às necessidades do tecido empresarial do concelho”.
O investimento em educação tecnológica no concelho será impulsionado pela criação de sete novos Centros Tecnológicos Especializados (CTE), que representam um investimento de cerca de 8 milhões de euros, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Segundo Mário Passos, “estas novas infraestruturas vão alavancar o ensino profissional e tecnológico, com melhores equipamentos e maior capacidade para enfrentar os desafios da digitalização e da indústria moderna”.
No dia 26 de setembro, Mário Passos visitou a Escola Profissional CIOR, onde está em construção um CTE focado na indústria e metalomecânica, com um investimento de 1,7 milhões de euros. Este centro estará equipado para cursos como Técnico de Desenho de Construções Mecânicas e Técnico de Maquinação e Programação CNC. A visita contou ainda com a presença do vereador da Educação, Augusto Lima, e de Amadeu Dinis, diretor da CIOR e presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais.
O Município criou recentemente a Rede Local de Centros Tecnológicos Especializados de Vila Nova de Famalicão, que integra os sete CTE locais, incluindo a Escola Profissional Forave, vários agrupamentos de escolas e a CIOR. “Pretendemos potenciar a cooperação entre os CTE e criar sinergias que promovam a inovação e a especialização tecnológica, valorizando as qualificações intermédias e a formação profissional de nível secundário”, sublinhou Mário Passos.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Movimento de Utentes do Hospital de Santo Tirso convoca Tribuna Pública contra a transferência da gestão para a Misericórdia
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso inauguram Posto Avançado de Emergência Médica na Agrela
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Jovem constituído arguido por furto de equipamento desportivo em Famalicão
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão captou 30,8 milhões de euros de fundos comunitários para projetos municipais em 2024
-
Trofa2 semanas atrás
Paradela lidera Comissão de Festas da Senhora das Dores com novidades
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão: Lançado concurso para construção dos parques de Sinçães Norte e Pelhe