Santo Tirso
Escola Básica de Santo Tirso venceu concurso “Desperdicio Zero” (C/video)
A Escola Básica de Santo Tirso é a vencedora da primeira edição do programa Zero Desperdício, uma iniciativa lançada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, no ano letivo 2023/2024, com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar nas cantinas escolares.

A Câmara Municipal de Santo Tirso celebrou, esta quarta-feira, o Dia Mundial da Alimentação na E. B. de Santo Tirso, a escola vencedora do programa ‘Desperdício Zero’. A iniciativa contou com a participação do presidente da Câmara, Alberto Costa, do atleta paraolímpico, João Correia e do jogador de futebol do AVS, Kiki Afonso.
A Escola Básica de Santo Tirso é a vencedora da primeira edição do programa Zero Desperdício, uma iniciativa lançada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, no ano letivo 2023/2024, com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar nas cantinas escolares.
No total, o programa, que andou a pesar os restos de comida deixados no prato entre fevereiro e maio, chegou a 4422 alunos do 2º e 3º ciclos. O programa chegou a todos os agrupamentos escolares, nomeadamente os refeitórios da Escola Secundária D. Afonso Henriques, Escola Básica Ave, Escola Básica de Agrela e Vale do Leça, Escola Básica e Secundária D. Dinis, Escola Secundária Tomaz Pelayo, Escola Básica de Santo Tirso e Escola Básica de São Martinho.
Paralelamente à quantificação do desperdício alimentar, decorreram ações de sensibilização dirigidas aos estudantes e sessões de formação para cozinheiras sobre boas práticas e métodos de confeção.
A redução do desperdício alimentar estendeu-se, ainda, a outras áreas dos refeitórios, a eliminação das saquetas dos talheres, conseguida em parceria com a ICA, empresa concessionária das refeições escolares, contribuiu para uma poupança de cerca de duas toneladas de papel por ano.
“A alimentação tem um enorme impacto na pegada ecológica dos portugueses, cada pessoa desperdiça, anualmente, cerca 180 kg de comida, daí a necessidade de educar e sensibilizar as novas gerações para a importância de reduzir o desperdício alimentar” referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, durante a iniciativa.
O autarca frisou que os números demonstram o sucesso do projeto, elucidando que “se no início cada aluno desperdiçava, em média, 64 g de comida, no final o valor diminuiu para 38 g”.
Alberto Costa entregou o selo ‘Desperdício Zero’ ao diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Fernando Almeida, que felicitou a Câmara Municipal pela iniciativa e os alunos da E. B. de Santo Tirso pelo “grande empenho na participação”.
A sessão contou com uma tertúlia sobre alimentação saudável em que participaram o atleta paraolímpico, João Correia, e o jogador de futebol do AVS, Kiki Afonso.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
GNR esclarece alegada tentativa de rapto em escola de Santo Tirso: tratou-se de mal-entendido com motorista escolar
-
Desporto2 semanas atrás
Jogadores da Trofa e Riba de Ave convocados para Mundial de minifootball
-
Desporto1 semana atrás
Faleceu powerlifter Sandro Eusébio
-
Santo Tirso1 semana atrás
Santo Tirso: Cientista Vítor Carneiro regressou à escola primária para ensinar a construir um avião
-
Desporto2 semanas atrás
Armindo Araújo participa no Rali de Santo Tirso com o filho Tomás como navegador
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Festival PELES celebra 10 anos com performances “inovadoras”
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Jornadas do Internato Santo Tirso/Trofa voltam a reunir profissionais dos cuidados de saúde primários