V.N. de Famalicão
Políticas desportivas valem reconhecimento a Famalicão
Famalicão junta Bandeira da Ética ao galardão de Município Amigo do Desporto

O Município de Vila Nova de Famalicão volta a ver reconhecido o trabalho que tem desenvolvido na área desportiva.
Para além de recentemente ter revalidado o título de “Município Amigo do Desporto”, a autarquia liderada por Mário Passos recebeu hoje a Bandeira da Ética no Desporto, distinção que premeia e reconhece as ações, programas e projetos de promoção dos valores éticos, da inclusão social, do desenvolvimento de competências cívicas e de responsabilidade social.
A Bandeira da Ética, que certifica as boas práticas desenvolvidas pelo município famalicense na promoção de valores como o respeito, o fair-play, a solidariedade e a generosidade, foi hoje entregue pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), numa cerimónia que decorreu esta terça-feira à tarde na Casa das Artes de Famalicão e que distinguiu ainda mais 50 instituições, desde clubes, federações, municípios, escolas, e outras entidades.
“Foram cerca de 700 candidaturas, de projetos tão diferentes e distintos, mas que convergem naquilo que é realmente importante: o compromisso com valores, que são valores da vida, mas que queremos pontuem também o desporto”, assinalou na cerimónia Lídia Praça, vogal do conselho diretivo do IPDJ.
O Município de Vila Nova de Famalicão “tem tido este compromisso e é com muito gosto que aqui estamos para assinalar este momento”, acrescentou.
Vila Nova de Famalicão recebeu a Bandeira da Ética no Desporto que premeia e reconhece a ação que tem sido promovida através dos diferentes programas e iniciativas desportivas no território.
“O compromisso com a ética no desporto é uma prática que temos nos vários programas municipais onde, de modo transversal e de forma pedagógica e formativa, passamos valores fundamentais, como a honestidade, o fair-play, a igualdade de oportunidades – que nos devem guiar todos os dias – e que transportamos para aquilo que é o desporto e a prática desportiva”, aponta o Vereador do Desporto Pedro Oliveira.
O Município viu ainda reconhecido este trabalho com o Prémio de Boas Práticas pela ação do Gabinete de Desporto na categoria de «Melhor Departamento» dos diferentes municípios em avaliação.
Entre as cerca de 50 distinções entregues, referência ainda para o «Melhor Projeto» das escolas, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Gondifelos e que levou a avaliação do júri o programa “Desporto Escolar com fair-play e saúde” e para a distinção ao Grupo Desportivo de Joane, que recebeu a Bandeira da Ética da Direção Regional do IPDJ Norte.
Recorde-se que no final do mês de outubro, o Município de Vila Nova de Famalicão foi também distinguido, pelo oitavo ano consecutivo, com o título de “Município Amigo do Desporto”. A revalidação do prémio, que reconhece as políticas e investimentos dos municípios portugueses em prol da atividade física e do desenvolvimento desportivo, em cerimónia que decorreu no auditório António Ferreira da Silva, em Lagoa, nos Açores.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Movimento de Utentes do Hospital de Santo Tirso convoca Tribuna Pública contra a transferência da gestão para a Misericórdia
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso inauguram Posto Avançado de Emergência Médica na Agrela
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Jovem constituído arguido por furto de equipamento desportivo em Famalicão
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão captou 30,8 milhões de euros de fundos comunitários para projetos municipais em 2024
-
Trofa2 semanas atrás
Paradela lidera Comissão de Festas da Senhora das Dores com novidades
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão: Lançado concurso para construção dos parques de Sinçães Norte e Pelhe