Fique ligado

Santo Tirso

Projeto ColorADD deteta 182 casos de daltonismo em Santo Tirso ao longo de dez anos

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Santo Tirso divulgou, esta quarta-feira, o balanço dos dez anos de implementação do projeto ColorADD, uma iniciativa focada na deteção precoce e inclusão de alunos daltónicos. Desde 2014, os rastreios de daltonismo e de acuidade visual abrangeram 4769 estudantes de 38 escolas do concelho, permitindo identificar 182 casos de daltonismo.

De acordo com Sílvia Tavares, vereadora da Educação, o programa é direcionado a todos os alunos do 4.º ano de escolaridade, tanto de escolas públicas como privadas, permitindo “detetar, de forma precoce, 182 casos de daltonismo, entre um total de 1291 crianças com problemas de visão.” A vereadora destacou ainda que o ColorADD integra-se na estratégia educativa municipal, promovendo “uma educação mais inclusiva, com a deteção e integração social das crianças daltónicas por meio de um sistema universal de interpretação e distinção de cores.”

Os rastreios realizados até ao momento permitiram concluir que a condição afeta 2,3% das raparigas e 5,3% dos rapazes no concelho, uma prevalência superior à média nacional, que se encontra em 1% e 4,6%, respetivamente. Os exames também revelaram problemas de acuidade visual em 29% das raparigas e 25,2% dos rapazes avaliados.

__________________

Durante a sessão, Sílvia Tavares agradeceu às óticas parceiras, que realizam os rastreios gratuitamente, e que, segundo ela, são “fundamentais para o sucesso do projeto.” A cerimónia contou ainda com a presença de Miguel Neiva, criador do ColorADD, e com o testemunho de dois daltónicos: Luís Lobo, Delegado Regional de Educação do Norte, e Eduardo Leiras, aluno do 10.º ano, que partilharam estratégias para lidar com os desafios do daltonismo.

O código ColorADD, criado pelo designer Miguel Neiva, é um sistema gráfico monocromático baseado em conceitos universais de interpretação de cores, facilitando a sua identificação por parte de daltónicos e promovendo a inclusão. Em Santo Tirso, o código foi implementado em todas as bibliotecas da Rede de Bibliotecas do concelho, na Loja do Cidadão e no site do Município. Foram também realizadas diversas sessões informativas para professores, encarregados de educação e óticas locais.

O daltonismo, uma condição que afeta a perceção das cores, é uma perturbação visual que afeta cerca de 10% da população masculina mundial, num total de 350 milhões de pessoas.

__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...