Santo Tirso
Instituições de Santo Tirso e Famalicão vencem prémio Prémio BPI Fundação “la Caixa”
Entre os projetos distinguidos estão os da Associação de Solidariedade Social, de S. Martinho do Campo, no concelho de Santo Tirso, e do Centro Social Paroquial de Ribeirão, de Vila Nova de Famalicão.
O Banco BPI e a Fundação ”la Caixa” anunciaram a atribuição de 1,4 milhões de euros a 38 projetos que beneficiarão mais de 2700 seniores em situação de vulnerabilidade, na 12.ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores.
Este prémio tem como objetivo apoiar respostas sociais na área sociossanitária e psicossocial, especialmente para aqueles que enfrentam desafios relacionados com o isolamento, a solidão e o acesso a cuidados de saúde.
Entre os projetos distinguidos estão os da Associação de Solidariedade Social, de S. Martinho do Campo, no concelho de Santo Tirso, e do Centro Social Paroquial de Ribeirão, de Vila Nova de Famalicão.
O primeiro, com dotação de 43.435 euros, servirá para estimular o envelhecimento ativo, através da “requalificação do jardim da entidade num espaço multissensorial para desenvolvimento de um programa de estimulação física, cognitiva e sensorial”.
“Cultivar a autonomia” é o epíteto do projeto do Centro Social Paroquial de Ribeirão, premiado com 49.900 euros, e com o propósito de “promover a plantação e cultivo de flores por idosos da entidade e externos à entidade trabalhando o nível emocional, social e psíquico dos mesmos”.
Entre os projetos selecionados este ano há iniciativas como serviços domiciliários, atividades culturais e artísticas, capacitação de cuidadores, literacia digital, promoção de saúde e a criação de redes de apoio voluntário.
Desde a sua criação em 2013, o Prémio Seniores já atribuiu 10,3 milhões de euros a 364 projetos, beneficiando mais de 75 mil seniores em todo o país. O Prémio 2024 recebeu 222 candidaturas.
-
Trofa2 semanas atrás
Acidente com três viaturas na A3 provoca um morto, dois feridos e corte da via no Coronado, Trofa
-
Santo Tirso2 semanas atrás
A Diocese do Porto vai viver o Dia Diocesano da Juventude (DDJ) 2024 no próximo dia 23 de novembro, em Santo Tirso.
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
GNR detém dois homens por tráfico de droga
-
Trofa2 semanas atrás
Assembleia de Freguesia convocada para votar proposta de desagregação de Bougado e criação de freguesias autónomas
-
Notícias2 semanas atrás
Malte Taberna apoia recolha de bens para Valência
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Políticas desportivas valem reconhecimento a Famalicão
-
Santo Tirso1 semana atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Notícias2 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro