Trofa
Concelho da Trofa celebrou 26 anos com homenagens e promessa de “futuro promissor”
A Trofa assinalou, no dia 19 de novembro, o 26.º aniversário da elevação a concelho, com uma sessão solene marcada por homenagens e projeção de um “futuro promissor”.
A cerimónia decorreu no Auditório Fórum Trofa XXI, com várias intervenções e momentos simbólicos. O presidente da Câmara Municipal da Trofa, António Azevedo, fez um balanço positivo do percurso do concelho, destacando a evolução desde a sua criação em 1998.
“Passámos de um território com grandes carências e desafios para um município que é exemplo de rigor financeiro, credibilidade institucional e planeamento estratégico”, afirmou o autarca.
Durante a sessão, o Alheirense Cultural Center, dos Estados Unidos da América, foi homenageado pela hospitalidade com que recebeu os Meninos Cantores do Município da Trofa na recente visita àquele país para atuar na sede da ONU. O casal que os acolheu também recebeu um agradecimento especial. Houve ainda um reconhecimento ao antigo presidente da autarquia, Sérgio Humberto. Um dos momentos altos das comemorações foi o descerramento do totem da escultura “Gentes de Ferro”, da autoria de Paulo Neves. Localizada na Alameda da Estação, a obra presta homenagem às oito freguesias e à resiliência dos trofenses. “É mais do que uma obra de arte; é o símbolo de um povo de garra, que lutou pela sua autonomia”, sublinhou António Azevedo.
Projetos de futuro e investimentos
O presidente destacou os projetos que marcam o futuro do concelho, dando continuidade ao trabalho iniciado nos últimos anos. “Este primeiro ano será dedicado às pessoas, com intervenções ao ‘pé da porta’, requalificando 57 arruamentos e construindo passeios em várias ruas, com um investimento de seis milhões de euros”, revelou António Azevedo.
A nível de infraestruturas, estão previstas obras como a requalificação do Pavilhão Dário Marques, em Alvarelhos, e dos complexos desportivos de Bougado e Guidões. Também será priorizada a ligação da EN14 à zona industrial da Ribeira e a construção de uma ponte sobre o Rio Ave entre a zona industrial do Vau e Ribeirão.
Na educação, o autarca destacou a requalificação da EB 2/3 do Castro, em Alvarelhos, e da EB1 do Paranho e as “obras de conservação” das escolas do 1.º ciclo, além da reabilitação dos respetivos parques infantis.
O apoio às famílias é outro “eixo central”, com medidas como a redução do IMI para 0,39%, a diminuição da taxa de IRS para 4% e a introdução de apoios sociais, incluindo um kit maternidade e a comparticipação de vacinas fora do Plano Nacional de Vacinação.
António Azevedo apontou também três grandes projetos para o futuro: o Centro de Alto Rendimento (Empresarial), o Centro Cultural da Trofa e o Parque Desportivo de Real que dependem de fundos comunitários, sendo esta uma prioridade estratégica do executivo. “Temos de estar preparados para aproveitar todos os avisos de financiamento que surjam”, frisou.
O rigor financeiro continuará a ser uma marca do mandato, promete António Azevedo, que assegura de equilíbrio entre receita e despesa e a redução da dívida municipal serão as bases para os investimentos, mesmo com a redução da receita por via do alívio fiscal aos munícipes.
A GNR da Trofa foi elogiada pelo seu trabalho, que coloca o concelho como o segundo com menor criminalidade no distrito do Porto.
-
Edição Papel4 horas atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº317 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros de Vila das Aves em acidente entre autocarro e mota
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários Tirsenses salvam homem de 46 anos após paragem cardiorrespiratória em Sequeirô
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Nova ambulância dos Bombeiros Tirsenses já transportou mais de 300 doentes críticos (c/video)
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Famalicão destaca-se no desempenho financeiro, Santo Tirso lidera alívio fiscal e Trofa reforça redução da dívida
-
Santo Tirso2 semanas atrás
“Bruxas” de Santo Tirso libertadas após decisão do tribunal
-
Santo Tirso1 semana atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais


