Fique ligado

Santo Tirso

PCP de Santo Tirso denuncia privatização encapotada e defende novo hospital no concelho

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Em comunicado enviado às redações, o Partido Comunista Português (PCP) de Santo Tirso manifestou uma forte oposição à recente decisão do Governo de transferir a gestão do Hospital de Santo Tirso para a Misericórdia. Segundo o partido, esta medida constitui uma “privatização encapotada” que representa um grave ataque ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), público, universal e gratuito.

O PCP denunciou que esta decisão é parte de um projeto político mais amplo de “desmantelamento do SNS”, afirmando que a entrega da gestão a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desvia recursos públicos para sustentar o setor privado. Este processo ocorre, segundo o partido, à revelia das necessidades reais das populações e do reforço das condições de trabalho e infraestruturas do SNS. “A construção recente de uma unidade de saúde mental, com um investimento de 3,8 milhões de euros, demonstra o potencial do hospital sob gestão pública, mas não é suficiente para cobrir as lacunas existentes”, apontou o comunicado.

Ainda no âmbito das críticas, o PCP lembrou que propostas para a construção de um novo hospital em Santo Tirso foram rejeitadas na Assembleia da República, com votos contrários do PSD, CDS, IL e abstenções do PS. “Esta é a prova de que as intenções destes partidos não estão alinhadas com as reais necessidades da população, mas sim com a expansão dos interesses privados no setor da saúde”, afirmou o partido.

Como solução, o PCP reforça a necessidade de “manutenção da gestão pública integrada no SNS” e defende a “construção de um novo hospital, dotado de todas as valências necessárias para responder às exigências da população”. O partido também apela à mobilização popular para travar estas medidas, afirmando que “a história ensina-nos que só a luta transforma”.

“Contem com o PCP para garantir um futuro onde o direito à saúde seja assegurado para todos, contra os interesses privados que ameaçam o SNS”, conclui o comunicado.

__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...