Santo Tirso
Nova Rua Capitão Salgueiro Maia já está em construção em Santo Tirso

A cidade de Santo Tirso assiste ao início da construção da nova Rua Capitão Salgueiro Maia, um arruamento que promete reforçar as entradas e saídas da cidade pelo eixo norte. Com um investimento de quase 1,7 milhões de euros, esta obra enquadra-se no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) e visa transformar o espaço público em prol de uma cidade mais moderna e funcional.
A nova via, que ligará a Avenida da Fábrica de Santo Thyrso à Rua da Indústria, terá uma extensão de aproximadamente 270 metros e contará com passeios, uma faixa verde e melhorias significativas no troço superior da Rua da Indústria. O projeto pretende melhorar o desenho urbano e garantir maior conforto e segurança para peões, promovendo a circulação a pé e de bicicleta.
Além disso, será criado um parque de estacionamento gratuito com 63 lugares e zonas verdes integradas na paisagem envolvente. Infraestruturas como redes de água, esgotos, iluminação pública, gás e telecomunicações também fazem parte do plano, juntamente com a reabilitação das infraestruturas existentes nas vias circundantes.
Para o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, a construção da nova rua reflete o compromisso de Santo Tirso com uma mobilidade sustentável e com o futuro. “Estamos a criar uma cidade do futuro, amiga de quem cá vive, trabalha ou visita, e também do ambiente”, afirmou o autarca.
A nova rua facilitará a ligação entre a Estação Ferroviária e o centro da cidade, promovendo uma circulação mais rápida e cómoda, tanto para modos suaves como para veículos automóveis e transportes públicos. Este eixo viário estruturante irá também melhorar a fluidez do trânsito e favorecer o acesso a equipamentos municipais.
A iniciativa faz parte da “Estratégia 2030 para a Mobilidade Urbana Sustentável”, que prioriza a descarbonização, a humanização dos espaços e a criação de uma cidade multifuncional.
Por fim, o presidente da Câmara destacou a importância simbólica do nome escolhido para o arruamento. “O legado do Capitão Salgueiro Maia é de todos, e dar o seu nome a esta rua é uma forma de celebrar Abril e a Liberdade, enraizando esse espírito no património de Santo Tirso.”
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída
-
Santo Tirso1 semana atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso