Fique ligado

Santo Tirso

Crescimento do registo de terrenos no BUPi

Os concelhos da Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão têm registado uma evolução significativa no número de matrizes inscritas através do Balcão Único do Prédio (BUPi)

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Os concelhos da Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão têm registado uma evolução significativa no número de matrizes inscritas através do Balcão Único do Prédio (BUPi), uma ferramenta que visa organizar e proteger a propriedade rústica e mista.

Este sistema simplificado foi criado pelo Governo com o objetivo de “possibilitar a identificação e o registo das propriedades rústicas e mistas de forma simples e gratuita, através de uma plataforma digital”, contando com o apoio dos municípios.

Em 2021, quando apresentava o projeto em Santo Tirso, a então secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, explicou que o BUPi possibilita, “com a ajuda do proprietário, saber exatamente qual é o perímetro da sua propriedade e fazer, de forma imediata, o registo predial da mesma”. “Trata-se da revolução do registo predial, vamos simplificar, automatizar e, acima de tudo, facilitar a vida às pessoas”, acrescentou.

Aproveitar as funcionalidades do BUPi traz poupança, uma vez que, até 31 de dezembro deste ano, o registo das propriedades é gratuito. Este mecanismo é obrigatório para a generalidade dos atos que implicam transmissão da propriedade ou outra estruturação fundiária, como a compra ou a venda de um terreno, a realização de alguns arrendamentos, ou no caso de desanexação ou emparcelamento de propriedades.

Em Santo Tirso, onde o BUPi entrou em funcionamento em maio de 2021, o número de registos superou os 4000. No primeiro ano, foram finalizados 373 registos. Em 2022 e 2023, o número subiu para 1536 e 1472, respetivamente. Em 2024, o concelho registou 1173 terrenos. O BUPi funciona nas instalações da Câmara Municipal e no Espaço Digital, junto à Loja do Cidadão.

__________________

Já em Vila Nova de Famalicão, o BUPi foi inaugurado em novembro de 2021 e, desde então, já concluiu 6456 registos de terrenos. No primeiro ano, o número foi modesto, com 79 registos, também devido à data de abertura da valência. Em 2022 e 2023, os números dispararam, com 1754 e 2997 matrizes finalizadas, respetivamente. Em 2024, foram registados 1626 terrenos, o que reflete uma estabilização do ritmo de adesão. O balcão localiza-se na Loja de Cidadão, na Rua António Carvalho Faria.

Na Trofa, onde o BUPi começou a funcionar em junho de 2024, foram realizados mais de 600 registos de terrenos, num total de 687 Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG). O serviço conta com dois postos de atendimento — no Mercado Feira da Trofa e nos Paços do Concelho — e já recebeu 250 proprietários. Este resultado demonstra a adesão crescente dos munícipes ao processo de registo, essencial para a gestão do território.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...