V.N. de Famalicão
Famalicão reduz água não faturada para 36%
A percentagem de água não faturada em Vila Nova de Famalicão registou uma descida de 11% em 2024, atingindo agora os 36%, o valor mais baixo de sempre no concelho.

A percentagem de água não faturada em Vila Nova de Famalicão registou uma descida de 11% em 2024, atingindo agora os 36%, o valor mais baixo de sempre no concelho. O dado foi avançado esta manhã pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, durante a reunião do executivo.
A designada água não faturada inclui consumos autorizados sem custo, como os realizados em escolas, piscinas e no combate a incêndios, bem como perdas reais resultantes de avarias ou do envelhecimento da rede de distribuição e perdas comerciais associadas a contadores obsoletos.
De acordo com Mário Passos, esta redução está relacionada com medidas implementadas pela autarquia, como a substituição de condutas, a reparação de falhas na rede, a fiscalização de ligações clandestinas e a troca de mais de 20 mil contadores antigos. “São números que nos deixam confiantes no trabalho que estamos a desenvolver, mas que ainda assim não nos satisfazem”, afirmou o autarca.
O vereador do Ambiente, Hélder Pereira, destacou que a meta da autarquia é continuar a reduzir a água não faturada, apontando para valores de 29% em 2025, 19% em 2026 e 14% em 2027. “Este desperdício representa não só um prejuízo financeiro, mas também um prejuízo ambiental”, sublinhou.
O abastecimento de água e saneamento no concelho é garantido pela empresa Águas do Norte.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº305 do Jornal do Ave
-
Podcast2 semanas atrás
Sandra Pimenta é a candidata do PAN à CM Famalicão.
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Dia dos Avós celebra-se na Fábrica de Santo Thyrso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Novo terminal Rodoferroviário de Lousado é “um fato à medida” de Famalicão
-
Santo Tirso2 semanas atrás
SANTO TIRSO VOLTA A ACOLHER DANÇAS DO MUNDO
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso comemoram 147 anos este sábado
-
Santo Tirso1 semana atrás
Carro destruido pelas chamas na A3
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Três homens de Famalicão detidos por tráfico de droga no Porto