Santo Tirso
Por ano, são diagnosticados 450 casos de cancro na ULS do Médio Ave
Anualmente, mais de 450 novos casos de cancro são referenciados para tratamento na unidade, abrangendo os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

A Unidade Local de Saúde do Médio Ave (ULSMAve) vai assinalar o Dia Mundial do Cancro, que se celebra a 4 de fevereiro, com uma ação de sensibilização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A iniciativa decorre num contexto em que, anualmente, mais de 450 novos casos de cancro são referenciados para tratamento na unidade, abrangendo os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.
Segundo a nota informativa da ULS Médio Ave, os tipos de cancro mais prevalentes na região são o do pulmão, da mama, do aparelho digestivo e da próstata. Só no último ano, foram admitidos para tratamento 130 novos casos de cancro da mama, 60 de cancro colorretal e 45 de cancro gástrico. No entanto, estes números não refletem a totalidade dos diagnósticos, uma vez que alguns doentes são orientados para outras unidades hospitalares.
O Serviço de Oncologia da ULSMAve assegura atualmente o tratamento de cancros da mama, gástrico, colorretal e da tiroide, enquanto as restantes neoplasias malignas são acompanhadas no IPO do Porto ou em hospitais de referência de Braga e Porto. Desde 2019, a unidade tem um protocolo de colaboração com o IPO do Porto para melhorar a resposta à patologia oncológica.
A nível global, o cancro continua a ser uma das principais causas de morte, responsável por cerca de 10 milhões de óbitos anuais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada cinco pessoas desenvolverá cancro ao longo da vida, sendo que um terço dos casos pode ser prevenido e outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado de forma adequada.
Entre as medidas preventivas recomendadas pela ULS Médio Ave estão a adoção de hábitos saudáveis, como evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool, manter um peso saudável, praticar exercício físico regular, vacinar-se contra infeções como o papilomavírus humano (HPV) e a hepatite B, e aderir aos rastreios de diagnóstico precoce.
-
Edição Papel7 dias atrás
Edição papel nº305 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Pedro Neves é o candidato do Chega à Câmara Municipal da Trofa
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Grupo violento desmantelado pela PJ por assaltos em Famalicão e Santo Tirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Diogo Barros é o candidato do Bloco de Esquerda a Vila das Aves
-
Santo Tirso1 semana atrás
Colisão entre duas viaturas na EN105 em Burgães provoca quatro feridos
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Residência sénior de quatro milhões será construída em Famalicão por Mário Ferreira
-
Podcast1 semana atrás
Ricardo Pereira é o candidato da coligação JUNTOS POR SANTO TIRSO (PSD – IL) à Câmara Municipal de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Condutora alcoolizada detida após colisão com ambulância dos Bombeiros da Trofa no Coronado