V.N. de Famalicão
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
O projeto envolverá a produção e partilha de energia gerada por Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), a serem instaladas em edifícios da Engenho e da Junta da União de Freguesias.

A CEVE, Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este, em colaboração com a Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este e a União de Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures, formalizou um protocolo para a criação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER) na região do Vale do Rio Este.
Este acordo amplia um entendimento pré-existente entre a CEVE e a Engenho, agora incluindo a Junta da União de Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures. A Engenho assumirá o papel de entidade principal na gestão do Autoconsumo Coletivo “Comunidade de Energia Renovável com Engenho” (CER com Engenho). O projeto envolverá a produção e partilha de energia gerada por Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), a serem instaladas em edifícios da Engenho e da Junta da União de Freguesias.
O objetivo desta iniciativa é promover a sustentabilidade, reduzir as faturas de energia dos participantes e apoiar famílias vulneráveis por meio da produção local de energia sustentável. A CER terá como foco inicial a produção de energia renovável para consumo local, começando com uma unidade fotovoltaica a ser instalada na cobertura do edifício do Lar “A Minha Casa” da Engenho, em Arnoso Santa Maria. Posteriormente, serão avaliadas a viabilidade e a instalação de unidades fotovoltaicas nos edifícios da Junta da União de Freguesias.
Na fase inicial, a energia gerada será consumida nas instalações das entidades signatárias do protocolo. Com a obtenção da licença da Comunidade junto da Direção Geral de Energia, a iniciativa será expandida para incluir novos membros, com destaque para a integração de famílias vulneráveis identificadas pela Engenho.
Luís Macedo, Presidente da CEVE, destacou que “as Comunidades de Energia Renovável (CER) e o autoconsumo são instrumentos essenciais para combater a pobreza energética, pois apresentam vantagens sociais, ambientais e económicas”.
Manuel de Araújo, Presidente da Direção da Engenho, enfatizou a importância da transição para energias limpas, afirmando que a associação “soube esperar o momento certo para, através desta iniciativa, reforçar a relação privilegiada de parceria que há anos mantém com a CEVE”.
O Município de Vila Nova de Famalicão também esteve representado na assinatura do protocolo, através do Vereador Augusto Lima. Este expressou satisfação com a iniciativa e mencionou que a Câmara Municipal está a estudar a melhor forma de se associar ao projeto, incluindo a possibilidade de integrar as instalações da Escola Básica Conde de Arnoso. A Diretora do Agrupamento de Escolas D. Maria II, professora Cândida Pinto, também esteve presente na cerimónia.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída
-
Santo Tirso1 semana atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso