Fique ligado

Santo Tirso

Forave: Educação e formação profissional como chave para o sucesso das empresas

Muito do desenvolvimento económico e social da região deve-se à Forave pela formação e integração de técnicos nas empresas.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A Forave tem sido o parceiro chave na colaboração para uma comunidade mais sustentável, baseada na capacitação das pessoas, através da qualificação escolar de nível secundário e profissional de nível 4 e 5, pelo incentivo à continuidade dos estudos, responsável pela colocação anual de cerca de 34% dos seus diplomados no Ensino Superior. Muito do desenvolvimento económico e social da região deve-se à Forave pela formação e integração de técnicos nas empresas.

A relevância da sua Oferta Formativa nas áreas de Polímeros, Automação, Mecatrónica, Manutenção Industrial, Gestão da Produção e Informática impulsiona a especialização e a empregabilidade de mão de obra qualificada. Em média, a Forave forma 60 jovens por ano e envolve centenas de profissionais em formação contínua. O impacto da sua ação formativa é evidente nas empresas da região, especialmente nas 30 empresas associadas, que beneficiam da qualificação dos seus recursos humanos. Este compromisso fortalece setores-chave da economia local, contribui para a atração de novos negócios e promove a fixação de profissionais na indústria.

Os alunos procuram uma formação profissional especializada, com saídas profissionais ou académicas, ligadas às tecnologias e engenharias. Veem na Forave a oportunidade de desenvolver competências técnicas relevantes para as suas áreas de interesse, através de um ensino prático, focado na realidade empresarial, com um excelente suporte tecnológico, ao nível de laboratórios, equipamentos e professores e com oportunidades de realização de bons estágios nacionais ou internacionais.

As empresas valorizam a capacidade técnica dos alunos para o desempenho das funções profissionais e o seu comprometimento com as tarefas e com os objetivos organizacionais. Isso envolve dedicação, responsabilidade, cooperação, capacidade de adaptação, disponibilidade para aprender, espírito crítico, capacidade para comunicar e resolver problemas, proatividade e iniciativa, competências trabalhadas ao longo da formação.

__________________

Entre a Forave e as empresas associadas há uma relação em que todos ganham. A Forave mantém uma colaboração próxima com o tecido empresarial local para desenvolver um Projeto Educativo alinhado com as necessidades do mercado. A Forave tem nos associados um motor da economia local com grande expressão no mercado nacional e internacional. Os recursos humanos são o maior capital das empresas e a formação profissional inicial e ao longo da vida é indispensável. A Forave consegue prestar um melhor trabalho aos jovens e às empresas se mantiver este envolvimento dos parceiros na vida escolar. Em conjunto, há uma maior perceção das forças, das fraquezas e das oportunidades e conseguem-se encontrar as soluções para os problemas. O mais importante é o trabalho consistente que tem sido desenvolvido com as empresas e o seu reflexo no contexto socioeconómico local.

Acompanhar a evolução tecnológica sempre foi um grande desafio. A Inteligência Artificial imprimiu um ritmo alucinante para todos. Para se manter atualizada, alinhada e poder apresentar respostas compatíveis com a evolução tecnológica, a Forave mantém um diálogo permanente com as empresas. Esse acompanhamento implica investimento, tecnologia, novas linguagens de programação, incorporação de visão artificial e realidade aumentada, capacitação dos professores e novas abordagens pedagógicas. Para se preparar para os novos desafios a Forave está em processo de implementação de dois Centros Tecnológicos Especializados nas áreas Industrial e Informática e tem em curso um projeto de criação de novas instalações.

O futuro da Forave inclui, também, uma alteração ao Projeto Pedagógico, que prevê a retoma dos Cursos de Especialização Tecnológica de nível 5 com a abertura dos Cursos de Automação, Robótica e Controlo Industrial, Gestão de Informação e Ciência de Dados e Manutenção Industrial/Mecatrónica. A proposta formativa de nível 4 para o próximo ano letivo inclui os Cursos Profissionais de Gestão, Eletrónica, Automação e Comando, Mecatrónica, Manutenção Industrial e Transformação de Polímeros e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

A oferta pedagógica está alinhada com o perfil da Forave e com as prioridades do Portugal 2030, relativamente à especialização inteligente, à transição industrial, ao empreendedorismo e à sustentabilidade.

__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...