Trofa
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
A Escola Secundária Tomaz Pelayo, de Santo Tirso, foi o terceiro estabelecimento de ensino público do país com a melhor média de exames do Ensino Secundário, em 2024.

A Escola Secundária Tomaz Pelayo, de Santo Tirso, foi o terceiro estabelecimento de ensino público do país com a melhor média de exames do Ensino Secundário, em 2024.
Segundo o ranking do Expresso, a escola surge no 48.º lugar, com média de 13,6, apresentando também a melhor nota no panorama concelhio, tendo subido 21 posições. Segue-se o Colégio de Lourdes, com 13,4 (55.º no ranking) e o INA, com 13 (7.º).
Se se considerasse apenas a média de exames de escolas que realizaram cem ou mais provas, Escola Secundária Tomaz Pelayo – que realizou 264 – subiria à 31.ª posição do ranking.
Por disciplinas, a melhor média verificou-se a Matemática, 15, seguindo-se Português, com 13,5, Biologia e Geologia, com 13,2, e Física e Química, com 12,4.
Nesta escola, houve 13 exames com notas entre os 19 e 20 valores.
O jornal Público fez ainda um ranking de superação, elaborado com base na diferença entre a média que a escola tem nos exames e aquela que seria de esperar tendo em conta o seu contexto e a Escola Tomaz Pelayo surge 11.º lugar a nível nacional.
O Colégio de Lourdes – com 34 provas realizadas – desceu 16 posições relativamente a 2023 e apresenta uma nota média a Matemática de 14,5, enquanto a Física e Química os alunos foram classificados com uma média de 13,2, e a Biologia e Geologia a nota média foi de 13. A Português, foi de 12,1.
O Instituto Nun’Álvares (INA) registou a maior subida das escolas do concelho. Ao escalar 177 posições, o estabelecimento, que realizou 88 provas, surge em 67.º lugar.
A Matemática foi a disciplina com melhor nota média, 15,2, seguindo-se Física e Química, com 14, Biologia e Geologia, com 10,9, e Português, com 10,6.
Já com média geral de 11,9, as Escolas D. Dinis, da cidade de Santo Tirso, e D. Afonso Henriques, de Vila das Aves, surgem no 167.º e 177.º lugares do ranking nacional, respetivamente.
A Escola Secundária D. Dinis realizou 479 provas, pelo que se se considerasse apenas estabelecimentos de ensino com cem ou mais exames realizados, subiria ao 131.º lugar do ranking. Em relação a 2023, desceu 72 posições.
Com média de 14, a escola apresenta a melhor nota a Matemática. A Português e a Física e Química a média fixou-se nos 11,5 e a Biologia e Geologia nos 10,8.
Com 297 provas realizadas, Escola Secundária D. Afonso Henriques subiu 38 lugares no ranking geral e se apenas se tivesse em conta as escolas onde se realizaram cem ou mais provas, esta estaria no lugar 125.
À semelhança das outras escolas do concelho, apresentou nota média positiva em todos os exames, com 12,2 a Português e Matemática, 12 a Física e Química e 10,9 a Biologia.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Estudante de Santo Tirso ameaça massacre escolar e está sob vigilância da PSP
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Cancro da Mama: os mitos e as verdades
-
Santo Tirso2 semanas atrás
CESAE Digital vai ter em Santo Tirso o maior campus de formação e desenvolvimento de competências digitais do país
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Jovem apanhado com droga e quase 6 mil euros em Santo Tirso
-
Santo Tirso1 semana atrás
Andreia Neto em lugar elegível para reeleição como deputada
-
Santo Tirso1 semana atrás
António Soares é candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Castelões recebe “Noite do Conto e da Poesia” esta sexta-feira