V.N. de Famalicão
Famalicão assina protocolo de cooperação com cidade senegalesa
Protocolo de cooperação visa estreitar relações nos domínios da Economia, Saúde, Educação, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Os municípios de Vila Nova de Famalicão e de Touba Toul, no Senegal, celebraram esta quarta-feira, um protocolo de cooperação que visa estreitar relações nos domínios da Economia, Saúde, Educação, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O acordo foi formalizado durante uma reunião que juntou representantes dos dois municípios, reforçando a vocação internacional de Famalicão e os laços de proximidade com comunidades imigrantes instaladas no concelho.
“Somos uma cidade com inúmeras ligações ao mundo, por via das nossas empresas, mas também pelos protocolos e geminações que temos concretizado, que assentam sempre num princípio de colaboração, de aproximação e de ser agentes facilitadores na promoção das ligações com o nosso tecido económico”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, durante a cerimónia de assinatura.
A escolha de Famalicão como parceiro estratégico partiu do município senegalês, que reconhece no território famalicense uma referência de dinamismo económico e vocação exportadora. “Famalicão é um exemplo de desenvolvimento e de visão empresarial. É essa experiência que procuramos conhecer e, dentro do possível, replicar”, destacou o autarca de Touba Toul, Ameth Dieye.
Localizada a cerca de uma hora da capital senegalesa, Dakar, Touba Toul tem cerca de 70 mil habitantes, com uma população marcadamente jovem — 60% têm menos de 20 anos — e uma forte presença de população ativa. A cidade beneficia ainda de uma localização estratégica, próxima do porto marítimo e do principal aeroporto do país.
Atualmente, a economia local de Touba Toul baseia-se sobretudo na agricultura, no comércio e nos transportes. No entanto, Ameth Dieye revela que a estratégia passa por apostar no setor da construção e das obras públicas. “Estamos a criar políticas municipais com incentivos e atratividade para a fixação de novas empresas que contribuam para o desenvolvimento económico do território e para a criação de novos empregos que fixem os jovens”, adiantou.
Durante a visita a Famalicão, o autarca senegalês mostrou-se particularmente interessado em conhecer os modelos de gestão nas áreas da Saúde, Educação e Formação. “O ensino profissional é uma das prioridades para nós. Queremos perceber como Famalicão articula a sua rede de educação e como prepara os jovens para o mercado de trabalho”, acrescentou.
A delegação de Touba Toul foi acompanhada pelo primeiro secretário da Embaixada do Senegal em Portugal, Ibrahim Saware, e por Saidatina Dias, representante da Associação de Imigrantes Senegaleses, que tem sido um elo de ligação importante entre a comunidade senegalesa e o município famalicense.
-
Edição Papel2 semanas atrásEdição papel nº316 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrásBombeiros de Vila das Aves salvam homem de morrer afogado no rio Vizela
-
Notícias2 dias atrásIncêndio na Torre Sénior em Santo Tirso (c/video)
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrásMemórias e Histórias do Vale do Ave: A Escola Agrícola de Santo Tirso: passado, presente e interrogações
-
Santo Tirso2 semanas atrásBebé nasce em casa em Monte Córdova com apoio do pai e dos Bombeiros Tirsenses
-
Trofa1 semana atrásUm morto em incêndio no Muro, na Trofa(c/video)
-
Trofa3 dias atrásPodia ter acabado em tragédia”: armadilha escondida em trilho de BTT na Trofa alarma ciclistas
-
Santo Tirso1 semana atrásHomem constituído arguido por furtos na Agrela e Monte Córdova


