V.N. de Famalicão
Empreitada de 4,7 milhões de euros vai reforçar abastecimento de água em Vale S. Cosme, Telhado e Portela
Segundo a Águas do Norte, “este investimento visa não só aumentar a cobertura de abastecimento de água, mas também resolver de forma definitiva problemas de fiabilidade atualmente verificados neste território”

Foi dado o primeiro passo para a melhoria significativa do abastecimento de água à União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela, em Vila Nova de Famalicão. A Águas do Norte e o Município famalicense assinaram, esta terça-feira, o auto de consignação da empreitada, numa cerimónia que decorreu na sede da junta de freguesia.
O investimento total ronda os 4,7 milhões de euros, sendo 3,7 milhões assegurados pela Águas do Norte e cerca de um milhão de euros pelo Município de Vila Nova de Famalicão. A obra, que foi adjudicada à empresa MCA – Manuel Couto Alves, S.A., tem um prazo de execução de 539 dias.
“A empreitada inclui a construção, por parte da Águas do Norte, das infraestruturas em alta que permitirão a ligação ao subsistema de abastecimento de água do Cávado, com origem na ETA de Areias de Vilar, em Barcelos, e, por parte do Município, a instalação da rede de distribuição de água em baixa à população residente”, explicou Fernanda Lacerda, vice-presidente do conselho de administração da Águas do Norte, durante a apresentação do projeto.
O investimento em “alta”, realizado no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal, contempla a construção de cerca de 12 quilómetros de condutas adutoras, estações elevatórias e dois reservatórios – um na Torre de Cima e outro no Paço –, cada um com capacidade para 400 metros cúbicos.
Já a componente em “baixa”, a cargo da autarquia famalicense, prevê a instalação de aproximadamente 9 quilómetros de rede de distribuição de água, 220 ramais domiciliários e 17 marcos de incêndio.
Segundo a Águas do Norte, “este investimento visa não só aumentar a cobertura de abastecimento de água, mas também resolver de forma definitiva problemas de fiabilidade atualmente verificados neste território, garantindo um serviço público de abastecimento mais eficiente às comunidades locais”.
Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, enalteceu a importância da obra para a qualidade de vida da população e sublinhou o compromisso do Município em “apostar na melhoria contínua dos serviços essenciais”.
A Águas do Norte iniciou a sua atividade em 2015 e é a entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Norte de Portugal, assegurando, em “alta”, a captação, tratamento e distribuição de água para consumo público e, em alguns casos, também a gestão direta dos serviços em “baixa”.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº309 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Troca de profissionais entre hospitais obriga ao fecho da urgência de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Despiste em Famalicão provoca um ferido ligeiro
-
Santo Tirso2 semanas atrás
ULS do Médio Ave confirma problemas pontuais e garante que “nunca esteve em causa a prestação de cuidados de saúde”
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Jovens de Santo Tirso e Famalicão em Singapura para competir no Mundial de F1 in Schools
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a José Miguel Cunha – Candidato do Chega a Vilarinho
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a Ana Paula Sousa – Candidata do Partido Socialista a Vilarinho
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a Mário Ferreira – Candidato dos Juntos Por Santo Tirso (PSD/IL) a Vilarinho