Santo Tirso
Companhia Os Quatro Ventos apresenta “Gladiadores” na Fábrica de Santo Thyrso
Escrita em 1933, “Gladiadores” rompe com o naturalismo que marcava o teatro português da época e expõe, em tom de farsa satírica, os mecanismos do poder absoluto e da manipulação mediática.
A Companhia de Teatro Os Quatro Ventos (CT4V) estreia, nos dias 25, 26 e 27 de julho, pelas 21h00, na Fábrica de Santo Thyrso, a peça “Gladiadores”, uma proposta contemporânea da obra expressionista de Alfredo Cortez. A produção marca uma aposta arrojada da companhia em teatro de intervenção, recuperando um texto com mais de 90 anos, cuja pertinência permanece inquietante.
Escrita em 1933, “Gladiadores” rompe com o naturalismo que marcava o teatro português da época e expõe, em tom de farsa satírica, os mecanismos do poder absoluto e da manipulação mediática. Através de uma linguagem alegórica e exigente, a peça convida à reflexão sobre os ciclos da História e a fragilidade das democracias. “A sua atualidade é desconcertante e por isso, necessária”, sublinha a CT4V, que vê nesta encenação “um gesto cívico de resistência artística”.
A encenação está a cargo de Pedro Ribeiro, diretor artístico da companhia, que conta com um percurso premiado nas áreas da ópera e do teatro. Com formação pela ESMAE, Gulbenkian e Soares dos Reis, o encenador portuense tem somado elogios da crítica internacional, incluindo da The Times e da Bachtrack, pelo seu trabalho em palcos como a Royal Opera House.
Fundada em Santo Tirso, a CT4V celebra este ano duas décadas de atividade. Com um forte enfoque na dramaturgia portuguesa e na formação artística da comunidade, a companhia desenvolveu ao longo do primeiro semestre o programa “Educar nas Artes de Palco”, que culmina agora com esta nova produção.
Os bilhetes estão disponíveis por oito euros, sendo que reservas efetuadas até 18 de julho beneficiam de preço reduzido (sete euros). Há ainda descontos para estudantes, grupos e associados. As reservas podem ser feitas pelo número 964 310 500 ou através do email ctosquatroventos@gmail.com.
A produção conta com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso, da Fundação GDA, de entidades locais e de vários mecenas da região. Mais informações sobre o espetáculo estão disponíveis nas redes sociais da companhia (@osquatroventos) e no site oficial: teatroosquatroventos.wordpress.com.
-
Edição Papel1 semana atrásEdição papel nº313 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso5 dias atrásCavalo morre atropelado na Variante à EN 105 em Santo Tirso; há uma pessoa ferida
-
Santo Tirso1 semana atrásHomem detido após sequestrar irmão da ex-companheira e tentar fuga à GNR
-
Santo Tirso5 dias atrásMega operação da GNR faz 14 detidos, droga apreendida e bares na mira das autoridades
-
Notícias2 semanas atrásIdoso encontrado sem vida na ETAR de Agra, em Fradelos
-
Santo Tirso4 dias atrásAmbulância dos “Vermelhos” despistou-se e tombou durante transporte de doente
-
V.N. de Famalicão1 semana atrásAcidente aparatoso na A3 provoca 1 ferido
-
Santo Tirso2 semanas atrásAdministrador da Endutex é finalista do EY Entrepreneur of the Year



