Autárquicas 2025
Entrevista a José Pedro Machado – Candidato do Bloco de Esquerda à União de Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira
Entrevista a José Pedro Machado – Candidato do Bloco de Esquerda à União de Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
A nossa candidatura assenta num programa eleitoral que, mais do que um conjunto de propostas para quatro anos de mandato, apresenta uma visão de futuro para Além Rio.
Temos vários projetos em mente, como se pode verificar no programa, sendo prioritário o lançamento de um website, gerido pela União de Freguesias, que disponibilize todas as informações relevantes e canais de acesso e contacto essenciais à vida da comunidade local. Propomos também a gravação das Assembleias de Freguesia, medida que já constava do programa eleitoral do BE nas últimas eleições autárquicas e que agora reiteramos nestas, face à anterior indisponibilidade do executivo para o materializar. Estas são medidas que visam promover a transparência na vida política local.
Pretendemos também aumentar o número de espelhos rodoviários na União de Freguesias. O contacto com a população nos últimos meses demonstrou que esta é uma das principais preocupações dos moradores, muitos dos quais pediram novos espelhos à Junta que ainda não foram entregues.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Esta candidatura tem um objetivo concreto: construir uma União de Freguesias que vá muito além dos mínimos. Nesse sentido, o nosso programa eleitoral promove investimentos estratégicos nas infraestruturas públicas e na rede de transportes, em articulação com as autoridades competentes. Propomos, assim, concluir a expansão da rede de saneamento, requalificar as nossas estradas e melhorar a ligação aos centros urbanos que rodeiam a União, por exemplo através de um serviço Shuttle entre Além Rio e a Estação Ferroviária de Santo Tirso.
Por outro lado, é urgente descentralizar serviços, contrariando a tendência de concentração verificada desde a fundação da União de Freguesias. A população tem dificuldade no acesso aos serviços da Junta e com a falta de instrumentos básicos do quotidiano. Propomos, assim, o alargamento do horário de funcionamento das antigas sedes de junta, a reativação dos antigos centros de dia e a construção de uma caixa Multibanco em cada freguesia da União.
Por fim, acreditamos que a política local beneficiará da participação de todos e, por isso, queremos uma política mais democrática e transparente, tornando públicos os assuntos tratados e deliberados em Assembleia de Freguesia, e facilitando a intervenção cívica nas mesmas.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
Acreditamos que a atuação da Câmara Municipal deve garantir a Além Rio meios e serviços necessários para uma maior independência da União, e dos fregueses, face às cidades ou freguesias envolventes. Por isso, estamos abertos a colaborar com o executivo camarário para desenvolver o território de Além Rio, valorizando os seus moradores. Nesse sentido, queremos coordenar com a Câmara, tanto a nível financeiro como logístico, projetos que permitam a melhoria da rede de transportes públicos e das condições associadas, completar a rede de saneamento, promover a construção de mais espaços de convívio, públicos, verdes e abertos às crianças. No fundo, tornar Além Rio um espaço mais habitável e acolhedor para os seus próprios habitantes.
Contudo, estamos igualmente prontos para denunciar qualquer entrave, ditame orçamental ou indisponibilidade da Câmara Municipal que afete diretamente as pessoas que representamos.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
As associações e coletividades locais desempenham papéis fundamentais no quotidiano dos fregueses, criando um espírito comunitário que abrange toda a população. Em reconhecimento dessa importância, pretendemos estar diariamente do lado do associativismo, prestando todo o apoio financeiro e logístico possível, e utilizando todos os meios disponíveis para publicitar e mobilizar para os eventos lúdicos, desportivos e culturais dinamizados pelo associativismo local.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº309 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Troca de profissionais entre hospitais obriga ao fecho da urgência de Santo Tirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Vicente é de Santo Tirso e precisa de ajuda para ir à escola
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Despiste em Famalicão provoca um ferido ligeiro
-
Santo Tirso1 semana atrás
ULS do Médio Ave confirma problemas pontuais e garante que “nunca esteve em causa a prestação de cuidados de saúde”
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovens de Santo Tirso e Famalicão em Singapura para competir no Mundial de F1 in Schools
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a António Nogueira à União de Freguesias de Carreira e Refojos
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a José Miguel Cunha – Candidato do Chega a Vilarinho