Autárquicas 2025
Entrevista a Inês Pereira – Candidata da CDU à União de Freguesias de Lamelas e Guimarei
Entrevista a Inês Pereira – Candidata da CDU à União de Freguesias de Lamelas e Guimarei

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
A CDU propõe como primeiras medidas exigir uma intervenção urgente na EN105, com limitadores de velocidade, passadeiras com sinalética luminosa e passeios que garantam segurança às populações. Paralelamente, avançaremos com o reforço da limpeza urbana, assegurando ruas cuidadas e espaços públicos dignos. Finalmente, reclamaremos a colocação de caixas de multibanco na freguesia, resposta há muito reivindicada, essencial para a vida quotidiana dos habitantes de Lamelas e Guimarei.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Apresentamos ainda um conjunto de propostas que reforçam o desenvolvimento da freguesia: construção de passadiços ao longo do Rio Leça, valorizando o património natural; reforço da rede de transportes públicos; incentivos e apoio à limpeza de terrenos para prevenção de incêndios; requalificação do campo de futebol de Lamelas; iniciativas culturais e sociais para idosos e crianças, combatendo o isolamento e promovendo bem-estar. Defendemos ainda a classificação da Capela de Santo António e o Fontanário da Portela, enquanto património de interesse de utilidade pública.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
A Câmara Municipal deve assumir como prioridades o alargamento da rede de água e saneamento, o reforço da oferta de transportes públicos e a criação de um parque industrial capaz de atrair investimento e gerar emprego. É também essencial garantir respostas sociais adequadas, especialmente para a população idosa, através da criação de lares e creches públicos, acessíveis e de qualidade. Só com o envolvimento da autarquia e do Governo é possível dar resposta às carências estruturais que persistem em Lamelas e Guimarei.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
A CDU afirma o compromisso de estar próxima das associações e coletividades, escutando, apoiando e respondendo às suas necessidades. Apoio financeiro, logístico e institucional deve ser assegurado, para que possam desenvolver livremente o seu trabalho. Fortalecer o movimento associativo é fortalecer a comunidade, criar laços de solidariedade e promover a participação democrática na vida da freguesia.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº309 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Troca de profissionais entre hospitais obriga ao fecho da urgência de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Despiste em Famalicão provoca um ferido ligeiro
-
Santo Tirso1 semana atrás
ULS do Médio Ave confirma problemas pontuais e garante que “nunca esteve em causa a prestação de cuidados de saúde”
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovens de Santo Tirso e Famalicão em Singapura para competir no Mundial de F1 in Schools
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a José Miguel Cunha – Candidato do Chega a Vilarinho
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a Ana Paula Sousa – Candidata do Partido Socialista a Vilarinho
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a Diogo Sousa – Candidato do Chega a Vila Nova do Campo