Autárquicas 2025
Entrevista a Rui Tavares – Candidato do Bloco de Esquerda à União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (St.ª Cristina e S. Miguel) e Burgães
Entrevista a Rui Tavares – Candidato do Bloco de Esquerda à União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (St.ª Cristina e S. Miguel) e Burgães

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
O programa do Bloco é sustentado em várias medidas e propostas importantes para o desenvolvimento da União de Freguesias. As primeiras medidas que tomaria enquanto presidente de Junta seriam as seguintes: a conclusão do saneamento básico em todas as ruas da União, a requalificação do parque D.ª Maria II e do parque Urbano Sara Moreira e a colocação de espelhos e iluminação pública de qualidade em todas as ruas da União.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Depois de requalificado o parque D.ª Maria II, queremos dinamizar duas iniciativas culturais que exigem criatividade e sentido de compromisso: recuperar a feira anual de artesanato, tão querida por todos os tirsenses, e trazer uma feira do livro anual para esta União de Freguesias. A nível habitacional, em conjunto com a Câmara Municipal, propomos a criação de cooperativas de habitação a custos controlados. Este programa estabelece uma partilha nos custos entre o Município, as famílias e em estreita articulação com as Faculdades de Arquitetura da região. Uma proposta integrada num pacote de transformações das políticas habitacionais do município que garante a construção de habitação pública com planeamento verde, onde os espaços comuns são planeados tendo em conta a sustentabilidade económica e ambiental. Será muito importante, também, recuperar e requalificar as ruas em estado degradado, melhorando as condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida, colocar mais ecopontos em pontos estratégicos dentro da União, retomar o website da União, que se encontra inativo há alguns anos, para que os fregueses possam extrair documentação ou consultar a data de realização das Assembleias de Freguesia, assim como melhorar a conservação, reparação e limpeza das ruas e jardins da União.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
A prioridade central deve ser a habitação. É cada vez mais uma miragem para muitas famílias e jovens poder morar em Santo Tirso. Trabalham aqui, fazem a sua vida aqui, mas não têm o direito a morar nesta União de Freguesias. Por isso, a construção de mais habitação pública e as cooperativas de habitação a custos controlados devem ser das primeiras medidas estruturais a ser colocadas em cima da mesa pela Câmara Municipal para esta União de Freguesias. Outra medida deve passar por revitalizar o comércio local com apoios e incentivos dirigidos aos pequenos empresários, para que possam continuar o seu comércio nesta União. Finalizo com uma medida urgente: delinear uma equipa de trabalho de modo a garantir que todas as ruas e pavimentações desta União se encontrem requalificadas até ao fim do mandato.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
Sabemos bem que, infelizmente, as associações e coletividades têm sido esquecidas pelo Partido Socialista. O dever do Presidente de Junta e de toda a sua equipa é estar, sempre, ao lado destas instituições. Precisamos, em primeiro lugar, aumentar o valor dos subsídios em termos proporcionais de acordo com as necessidades de cada associação. Em segundo lugar, garantir apoio na requalificação de infraestruturas e, quando for o caso, estudar uma possível mudança de instalações para outras mais cómodas e adequadas. Por último, estar sempre presente nas iniciativas e mostrar solidariedade e empatia com todos que lá trabalham.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº309 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Troca de profissionais entre hospitais obriga ao fecho da urgência de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Despiste em Famalicão provoca um ferido ligeiro
-
Santo Tirso1 semana atrás
ULS do Médio Ave confirma problemas pontuais e garante que “nunca esteve em causa a prestação de cuidados de saúde”
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovens de Santo Tirso e Famalicão em Singapura para competir no Mundial de F1 in Schools
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a José Miguel Cunha – Candidato do Chega a Vilarinho
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a Ana Paula Sousa – Candidata do Partido Socialista a Vilarinho
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a Diogo Sousa – Candidato do Chega a Vila Nova do Campo