Autárquicas 2025
Entrevista a José Pedro Machado – Candidato do Partido Socialista à União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (St.ª Cristina e S. Miguel) e Burgães
Entrevista a José Pedro Machado – Candidato do Partido Socialista à União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (St.ª Cristina e S. Miguel) e Burgães

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
O nosso compromisso é começar com medidas concretas que melhorem a qualidade de vida das pessoas desde o primeiro dia. A primeira prioridade será a implementação de um plano regular de limpeza de ruas e passeios, através de parcerias e ações comunitárias, garantindo uma União mais limpa, cuidada e acolhedora. Em segundo lugar, queremos avançar com o alargamento da rede de água e saneamento, em articulação com a Câmara Municipal, para que cada vez mais famílias tenham acesso a condições dignas. Em terceiro lugar, lançaremos a colónia balnear para seniores, um projeto inovador na nossa União que vai proporcionar momentos de lazer, convívio e bem-estar a quem tanto contribuiu para a nossa comunidade.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
O nosso programa eleitoral é amplo e assenta em seis grandes áreas de ação. Na limpeza e sustentabilidade, destacamos a eliminação de depósitos ilegais, a criação do Dia da Floresta e do Ambiente e a valorização das competências da Junta. Nas infraestruturas e mobilidade, queremos requalificar arruamentos, resolver ruas em terra, melhorar a sinalética e iluminação e contribuir para uma rede de transportes públicos mais eficaz.
Na área das pessoas e famílias, reforçaremos o apoio social, promoveremos hábitos de vida saudável e apoiaremos fortemente as escolas e o pré-escolar. Na cultura, desporto e lazer, vamos dinamizar as sedes das antigas freguesias, apoiar o associativismo, requalificar equipamentos e, em conjunto com a Câmara, promover a cobertura de polidesportivos, criando condições modernas e atrativas.
A Juventude terá espaço central: programas de estágios, espaços juvenis, workshops e eventos criados pelos jovens e para os jovens. Por fim, na área da economia local e proteção animal, queremos incentivar os negócios, apostar em inovação, instalar mais caixas multibanco e outdoors digitais, ao mesmo tempo que reforçamos a colaboração com associações de proteção animal e implementamos medidas de bem-estar e acompanhamento dos animais.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
A Câmara Municipal de Santo Tirso tem sido um parceiro essencial e deve continuar a investir no desenvolvimento da nossa União de Freguesias. Entre as prioridades, destacamos o alargamento da rede de água e saneamento, a requalificação de arruamentos e ruas em terra, e o reforço da mobilidade e transportes públicos em articulação com a Mobiave e a UNIR. É também fundamental que a Câmara apoie a requalificação e cobertura de polidesportivos, a criação de novos espaços desportivos e culturais, e que continue a investir em educação e ação social, garantindo melhores condições para famílias, escolas e idosos. Por último e também muito importante, é a construção de mais habitação, nomeadamente, habitação a custos controlados, fundamental para a nossa classe média.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
As coletividades e associações são a base da nossa vida comunitária e cultural. Pretendemos reforçar o apoio financeiro e logístico, mas também criar condições para que tenham mais espaços e oportunidades. Um exemplo é a dinamização das sedes das antigas freguesias, que podem ser aproveitadas como polos de atividade associativa. Queremos também envolver as associações em campanhas ambientais, culturais e sociais, valorizando o seu papel enquanto motores da comunidade. Para os jovens, o associativismo será incentivado através de programas específicos de participação em projetos desportivos, culturais e cívicos. O nosso objetivo é claro: estar próximos, ouvir e apoiar quem tanto faz pela nossa União de Freguesias, criando condições para que o associativismo continue a crescer, inovar e servir a população.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº309 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Troca de profissionais entre hospitais obriga ao fecho da urgência de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Despiste em Famalicão provoca um ferido ligeiro
-
Santo Tirso1 semana atrás
ULS do Médio Ave confirma problemas pontuais e garante que “nunca esteve em causa a prestação de cuidados de saúde”
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovens de Santo Tirso e Famalicão em Singapura para competir no Mundial de F1 in Schools
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a José Miguel Cunha – Candidato do Chega a Vilarinho
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a Ana Paula Sousa – Candidata do Partido Socialista a Vilarinho
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a Filipa Peixoto – Candidata da CDU a Vilarinho