Fique ligado

Autárquicas 2025

Entrevista a Joaquim Faria – Candidato do Partido Socialista a Vila das Aves

Entrevista a Joaquim Faria – Candidato do Partido Socialista a Vila das Aves

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Os três primeiros projetos que me proponho a realizar são: a criação de um Parque Aquático no Amieiro Galego; criação de parques infantis para as zonas de Cense, Sobrado e Barca; e a requalificação de infraestruturas e equipamentos urbanos, nomeadamente o Mercado, a Casa Mortuária, o antigo edifício sede da Junta de Freguesia, os Lavadouros e Fontanários Públicos, e algumas ruas estruturantes da nossa Vila, nomeadamente a Rua Silva Araújo, Rua Nossa Senhora da Conceição, Rua Infante Dom Henrique, Rua D. Nuno Álvares Pereira e a Rua Abreu Machado.

Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Vamos manter a política de rigor na gestão responsável dos recursos públicos, bem como manter uma política de proximidade com todos os avenses.
A nível de ação social, vamos criar uma rede voluntária para apoio aos idosos, bem como um gabinete de apoio para os séniores e cidadãos com deficiência. Ainda neste âmbito, vamos criar um gabinete de apoio ao cuidador informal. Teremos um Cartão Social com descontos em vários serviços locais para idosos e famílias carenciadas, assim como, em colaboração com a Câmara Municipal, vamos aumentar a rede de prestadores do Cartão + Vida. Vamos organizar uma feira da saúde e promover ações de recolha de sangue e rastreios de saúde. O espaço “Loja Solidária” também será criado para partilha de bens usados em bom estado, respondendo às necessidades das pessoas mais carenciadas.
A nível de acessibilidade, dar continuidade ao processo de melhoramento das vias e passeios públicos, bem como instalar passadeiras inteligentes.
A nível da educação e juventude, vamos criar um centro pré-escolar nas antigas instalações da Escola da Ponte e criar um conselho consultivo jovem.
Em relação ao desporto, vamos promover a atividade física ao ar livre, apoiando financeira e logisticamente os eventos desportivos que forem realizados; vamos criar um programa de formação para agentes desportivos, em parceria com clubes e entidades locais e nacionais; vamos dinamizar o campo de street basket e voleibol de praia/futevólei com competições locais e regionais.
A nível cultural, vamos continuar a valorizar as tradições locais, apoiando as comissões de festas e os diversos eventos culturais, como o festival de teatro; vamos criar programas culturais de verão.

Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
As prioridades da Câmara Municipal passam por desenvolver políticas de habitação e coesão social, garantindo respostas adequadas para famílias mais vulneráveis e idosos, bem como apoiar programas de reabilitação de habitações degradadas; pela valorização do património e melhoria das infraestruturas e espaços públicos, como requalificação de ruas, passeios e iluminação pública, assim como a criação e manutenção de zonas verdes e espaços de lazer e também a gestão e valorização das margens dos rios Ave e Vizela; no reforço do apoio financeiro e logístico às associações e coletividades locais; e na atração de investimento para desenvolver a economia local.

De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
As nossas coletividades e associações locais são a alma da nossa comunidade por isso, o meu compromisso é continuar a valorizar e apoiar estas forças vivas.
Desde 2017 que temos aumentado o apoio financeiro e logístico para garantir que todas as associações tenham as condições mínimas para desenvolver as suas atividades.
No próximo mandato queremos ir mais além, disponibilizando formação em áreas como a gestão, candidaturas a fundos, comunicação e voluntariado e dar voz às nossas associações tentando criar um conselho consultivo ou fóruns regulares onde as coletividades possam apresentar preocupações e propor ideias.
Acredito que investir nas nossas associações é investir nas pessoas, na identidade local e no futuro da nossa comunidade.

Publicidade

—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...