Autárquicas 2025
Entrevista a Carlos Pacheco – Candidato dos Juntos Por Santo Tirso (PSD/IL) a Vila Nova do Campo
Entrevista a Carlos Pacheco – Candidato dos Juntos Por Santo Tirso (PSD/IL) a Vila Nova do Campo

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
O primeiro passa por uma reformulação da limpeza da freguesia. É impensável a freguesia continuar como está, e tem estado nos últimos anos. Tem sido uma das maiores necessidades identificadas pela população.
Depois, começar a trabalhar na requalificação do Parque do Olival, em São Mamede de Negrelos. Trata-se de um parque com um enorme potencial, que deve ser melhorado e aproveitado ao máximo.
Também a aquisição de um transporte coletivo de passageiros é uma necessidade premente e transversal à maioria das associações da freguesia.
Mas se me é permitido, deixo mais uma necessidade urgente e que será uma prioridade: acabar definitivamente com os caminhos em terra.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Desde já, a requalificação do Rinque de Espinho, em São Martinho do Campo, a construção de parques infantis (inexistentes) em São Martinho do Campo e São Salvador do Campo, a implementação do programa “Voz Amiga – Teleassistência Sénior”, a criação da Universidade Sénior, a atribuição de um “Cheque-bebé” e criação da “Quinzena Cultural”, entre outros.
Saliento ainda um compromisso de honra que assumimos com a população da freguesia: dois anos após a nossa eleição, estaremos na rua para avaliar o nosso desempenho. Queremos ouvir todos. Faremos um porta a porta com o intuito de perceber o sentimento da população. Um Presidente de Junta tem que, acima de tudo, saber ouvir. Ouvir elogios ou críticas e, nas críticas, ter a humildade de interiorizar, analisar, e corrigir. Digo várias vezes que as pessoas esquecem-se que o Presidente de Junta é um empregado do povo. Está lá para servir o povo e quando não o está a fazer, só tem que mudar. É o Presidente de Junta que tem que se adaptar ao povo e não o povo ao Presidente de Junta.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
Uma das prioridades, passa, claramente, por fazer com que saneamento e abastecimento de água cheguem a todas as casas da freguesia.
Depois temos a questão do estado em que se encontram várias ruas da freguesia, principalmente em São Martinho do Campo. Há ruas que necessitam de intervenção urgente, como é o caso, entre outros, da Rua José Narciso Martins da Costa e da Rua Manuel de Sousa Oliveira. E não basta virar paralelos ao contrário. Tem que se substituir totalmente o piso, colocando alcatrão.
Outra questão seria a criação da nova centralidade em São Salvador do Campo. A Câmara Municipal adquiriu recentemente um terreno na freguesia, um bom investimento, diga-se. Agora é meter mãos à obra e começar a dar forma ao espaço.
Por último, a Câmara Municipal tem que perceber, de uma vez por todas, que Vila Nova do Campo não é uma freguesia qualquer. É a terceira freguesia do concelho de Santo Tirso. É o terceiro polo urbano do concelho e, como tal, merece mais investimento.
Vila Nova do Campo não tem uma piscina, não tem em centro cultural, não tem um polidesportivo coberto. São Martinho do Campo, por exemplo, sente falta de um parque de lazer. Sei que tais investimentos não se concretizam num mandato, no entanto, é necessário começar já a planear o futuro. É necessário começar a agir já!
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
Tal como referi anteriormente, a aquisição de um transporte coletivo de passageiros irá de encontro a uma necessidade já identificada.
Iremos também criar o Balcão Virtual das Associações, que estará disponível para apoiar a elaboração de trabalhos gráficos, a dinamização de ações de formação, a promoção de uma maior interligação entre as associações e a identificação e elaboração de candidaturas a fundos.
Na atribuição de subsídios, faremos atualizações anuais em função da inflação. Os valores também irão variar em função do plano de atividades e terão em conta o mérito e os resultados obtidos.
Iremos ainda colocar outdoors digitais nas três freguesias, que estarão ao dispor da própria Junta de Freguesia e das associações, para divulgação das suas atividades.
A par de todas estas medidas, iremos apostar num diálogo próximo e contínuo com todas as associações, a fim de identificar e responder, dentro da nossa autonomia, a necessidades que surjam durante o mandato.
Diálogo e proximidade serão as palavras de ordem.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº309 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Troca de profissionais entre hospitais obriga ao fecho da urgência de Santo Tirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Vicente é de Santo Tirso e precisa de ajuda para ir à escola
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Despiste em Famalicão provoca um ferido ligeiro
-
Santo Tirso1 semana atrás
ULS do Médio Ave confirma problemas pontuais e garante que “nunca esteve em causa a prestação de cuidados de saúde”
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovens de Santo Tirso e Famalicão em Singapura para competir no Mundial de F1 in Schools
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a António Nogueira à União de Freguesias de Carreira e Refojos
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a José Miguel Cunha – Candidato do Chega a Vilarinho