Fechar
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Casa da Memória Viva assinala Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer com visitas e plantação de árvore

A visita ao CIDIFAD está marcada para sábado, entre as 10h00 e as 12h00, integrando-se no 3.º Passeio da Famalicidade, que arranca às 09h40 junto à loja dos CTT, na Rua S. João de Deus, em direção a Riba de Ave.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A associação famalicense Casa da Memória Viva (CMV) vai assinalar o “Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer” com um programa que inclui a visita ao Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD), em Riba de Ave, e a plantação de uma árvore no jardim do Centro Pastoral da Paróquia de Santo Adrião, junto à nova igreja matriz de Vila Nova de Famalicão.

A visita ao CIDIFAD está marcada para sábado, entre as 10h00 e as 12h00, integrando-se no 3.º Passeio da Famalicidade, que arranca às 09h40 junto à loja dos CTT, na Rua S. João de Deus, em direção a Riba de Ave. O programa inclui um colóquio sobre “Práticas de vida saudável para contrariar a doença de Alzheimer”, com a participação da médica Isabel Seixas, especialista em medicina interna e diretora clínica adjunta do centro.

Segundo Carlos de Sousa, presidente da direção da CMV, o CIDIFAD constitui “uma mais-valia para a comunidade famalicense e o concelho e a região devem valorizar o extraordinário trabalho que ali é feito”. A inscrição para a visita é gratuita, mas obrigatória, podendo ser feita até sexta-feira, dia 19, através de um formulário digital disponível aqui ou por SMS para o número 969270092. A associação alerta que os interessados em transporte de Vila Nova de Famalicão para Riba de Ave devem acrescentar “Transporte” na inscrição.

No domingo, dia 21 de setembro, a CMV irá plantar a “Árvore do Reconhecimento” pelas 12h15, no jardim do Centro Pastoral, junto à igreja matriz, como forma de agradecer ao Pe. Francisco Carreira, antigo pároco e arcipreste de Vila Nova de Famalicão, pelo apoio prestado à associação. A árvore será benzida pelo atual pároco, Pe. Fernando Torres, após a missa dominical das 11h15, que será dedicada a ação de graças pelas pessoas com doença de Alzheimer e pelos seus cuidadores e familiares.

Publicidade

Carlos de Sousa explica que a associação “não é confessional nem assistencialista”, mas que não podia deixar de fazer “um gesto de público reconhecimento pelo incentivo e apoio cúmplice que sempre recebemos do Padre Francisco Carreira, em prol da dignificação das pessoas da nossa comunidade que vivem com demência. Ajudou-nos a derreter o gelo do estigma e a abrir algumas portas que estavam fechadas”.

A árvore escolhida é um exemplar de ginkgo biloba, uma espécie originária da China conhecida pela sua resistência e pelas propriedades terapêuticas, incluindo a melhoria da função cognitiva e da memória.

A Casa da Memória Viva foi criada há seis anos com o objetivo de “salvaguarda e valorização da memória na, da e pela comunidade famalicense”. A associação promove regularmente ações de sensibilização sobre a prevenção e os impactos das demências, assim como a capacitação de cuidadores e familiares de pessoas afetadas por défices cognitivos.

Publicidade

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...