Fechar
Fique ligado

Santo Tirso

Ópera virtual encerra Festival Cidnay. Bilheteira reverte para a ASAS

“Metamorfose”, apresentada às 21h30, na Fábrica de Santo Thyrso, é ” uma reinvenção ousada da célebre novela de Franz Kafka”, concebida pelo compositor Nuno Lobo e pelo artista visual Pedro Lobo.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O Festival Cidnay Vale do Ave encerra este sábado, 20 de setembro, com uma ópera virtual, espetáculo de estreia onde som e tecnologia se fundem numa experiência sensorial única.

“Metamorfose”, apresentada às 21h30, na Fábrica de Santo Thyrso, é ” uma reinvenção ousada da célebre novela de Franz Kafka”, concebida pelo compositor Nuno Lobo e pelo artista visual Pedro Lobo.

O quarteto Maat Saxophone, composto por Daniel Ferreira (saxofone soprano), Catarina Gomes (saxofone alto, voz), Pedro Silva (saxofone tenor) e Mafalda Oliveira (saxofone barítono) torna-se narrador ativo da transformação de Gregor, que na adaptação de Nuno Lobo vive num mundo de insetos e se transforma num monstruoso humano, revelando uma linguagem musical rica em texturas, dissonâncias e silêncios.

“Através da lente do século XXI, a obra reflete também sobre novas formas de presença e representação no espaço digital — onde o corpo, a voz e a imagem se deslocam, fragmentam e reconstroem. Metamorfose é, assim, uma meditação audiovisual sobre o que significa ser — e deixar de ser — humano, num mundo cada vez mais mediado por ecrãs, códigos e expectativas invisíveis”, pode ler-se na sinopse do espetáculo.

Publicidade

A bilheteira reverte, na totalidade, para a associação ASAS, cuja ação principal é a proteção de crianças e jovens em perigo. O ingresso tem o custo de oito euros, com descontos para maiores de 65 anos, jovens e residentes, e pode ser adquirido aqui.

O Festival Cidnay Vale do Ave é um projeto artístico de promoção da excelência musical, de caráter internacional, que reúne, anualmente, mestres consagrados e talentosos jovens músicos. Com direção artística de João Álvares Abreu, atraiu até ao Vale do Ave, desde 2021, nomes sonantes da música erudita como Mischa Maisky, Nobuko Imai, Eszter Haffner, Máté Szucs, László Fenyo e Pedro Carneiro. Já na sua quinta edição, conta com a participação de Noa Wildschut, João Barradas, Torleif Thednéen, Agostinho Sequeira, MAAT Saxophone Quartet, Luís Magalhães, entre vários outros músicos e agrupamentos.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...