Fechar
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Casa das Artes membro oficial da maior rede europeia dedicada à promoção do cinema para crianças e jovens

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão foi reconhecida como membro oficial da European Children’s Film Association

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão foi reconhecida como membro oficial da European Children’s Film Association (ECFA), a maior rede europeia dedicada à promoção do cinema de qualidade para crianças e jovens. Em comunicado, a Câmara Municipal de Famalicão destacou que “este reconhecimento evidencia o papel central da Casa das Artes e do projeto Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão na promoção da cultura cinematográfica junto dos públicos mais jovens, alinhando-se com a missão da ECFA”.

A integração na ECFA pretende reforçar práticas educativas e culturais que envolvam os jovens, aumentar a visibilidade das iniciativas Close-Up em contexto europeu, fomentar a circulação de obras cinematográficas e promover a troca de conhecimentos e experiências com outros membros da rede. O Close-Up, que se realiza atualmente na sua 10.ª edição, consolidou-se como referência nacional em literacia fílmica, mediação cultural e desenvolvimento de públicos.

Esta semana, cumprindo a missão de aproximação do cinema ao público mais jovem, o festival propõe diversas iniciativas em Famalicão. Entre elas, destaca-se o Workshop de Cinema de Animação com Mário Gajo de Carvalho, que decorre a 14 de outubro no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, a exibição do ciclo de curtas-metragens de animação “Arquitecturas Imaginadas” no Teatro Narciso Ferreira, também a 14 de outubro, e a projeção de “Retratos Fantasma”, de Kléber Mendonça Filho, no dia seguinte no Agrupamento de Escolas D. Sancho II, com a presença de João Lameira. Para famílias, está prevista a sessão de “Looney Tunes: Daffy e Porky salvam o Mundo” na Casa das Artes, no dia 18 de outubro.

Fundada em 1988, a ECFA reúne atualmente 161 membros de 43 países, entre realizadores, produtores, distribuidores, exibidores, festivais e educadores, todos comprometidos com a visibilidade, circulação e impacto do cinema infantojuvenil na Europa. A Câmara Municipal sublinha que a adesão reforça a internacionalização das práticas culturais desenvolvidas em Famalicão e consolida a Casa das Artes como “um agente ativo no panorama europeu da educação para o cinema”.

Publicidade

1ª pagina edição Papel

Publicidade

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...