Fechar
Fique ligado

Santo Tirso

Novo “Radar Social” em Santo Tirso para deteção precoce de risco e vulnerabilidade

A participação da comunidade é fundamental para o sucesso do “Radar Social”, que encoraja cidadãos, vizinhos, familiares e entidades, públicas ou privadas, a reportarem situações de vulnerabilidade de forma confidencial.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O Município de Santo Tirso lançou o projeto “Radar Social”, uma iniciativa desenhada para mapear e identificar de forma proativa indivíduos, famílias ou grupos em risco de pobreza, exclusão social ou outras situações de vulnerabilidade no território concelhio. O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa desenvolver um sistema integrado de georreferenciação social.

Esta nova ferramenta municipal baseia-se na cooperação e na proximidade, procurando otimizar a utilização dos recursos existentes, reforçar a coordenação entre as várias respostas sociais e aperfeiçoar o diagnóstico e planeamento da Rede Social local.

A participação da comunidade é fundamental para o sucesso do “Radar Social”, que encoraja cidadãos, vizinhos, familiares e entidades, públicas ou privadas, a reportarem situações de vulnerabilidade de forma confidencial, garantindo assim uma resposta mais rápida e eficaz. A Câmara Municipal de Santo Tirso sublinha que com esta medida “o Município reafirma o seu compromisso com uma política de intervenção social sustentada na proximidade, solidariedade e coesão comunitária, reforçando o papel das redes locais na deteção precoce e no apoio a quem mais necessita”.

O leque de problemas que podem ser sinalizados inclui situações de desemprego, carência alimentar, insuficiência de rendimentos, habitação indigna e situações de sem-abrigo. Abrange também casos de isolamento social, ausência de suporte familiar, problemas de saúde física ou mental não acompanhados, violência, maus-tratos ou comportamentos aditivos e dependências.

Publicidade

As sinalizações podem ser comunicadas através de múltiplos canais para facilitar o acesso da população. Os contactos disponíveis são o telefone 252 830 402 e o e-mail radarsocial@cm-stirso.pt. É ainda possível sinalizar presencialmente na Divisão de Ação Social (Edifício do Ambiente da Câmara Municipal) ou preenchendo o formulário eletrónico na página oficial do município, em www.cm-stirso.pt.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...