Fechar
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Mais de 300 famalicenses beneficiaram de consultas gratuitas de psico-oncologia

As consultas realizam-se nos Serviços Municipais de Saúde, nos Paços do Concelho

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Nos últimos dois anos, mais de 300 pessoas em Vila Nova de Famalicão tiveram acesso a consultas gratuitas de psico-oncologia, uma resposta criada pelo Município em parceria com o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O protocolo, celebrado no final de 2023, tem permitido disponibilizar acompanhamento psicológico especializado a doentes oncológicos e aos seus familiares diretos.

As consultas realizam-se nos Serviços Municipais de Saúde, nos Paços do Concelho, e podem ser marcadas através do telefone 252 320 900 ou do email saude@famalicao.pt.

Segundo a psicóloga da Unidade de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, Flávia Sousa, este serviço constitui “um espaço seguro e de confiança, onde os pacientes podem expressar as suas dúvidas, medos e vulnerabilidades, contando com o apoio de profissionais que os ajudam a compreender e a gerir as emoções associadas à doença”.

A especialista sublinha que as consultas “são importantes em todas as fases do percurso oncológico”, tendo como principal objetivo “promover a adaptação à doença e melhorar a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias”.

Publicidade

De acordo com a Câmara Municipal de Famalicão, a iniciativa traduz o compromisso do município com a promoção da saúde mental e o apoio emocional à comunidade. “Esta medida assegura que os doentes oncológicos e os seus familiares não enfrentam sozinhos os desafios inerentes à doença”, destaca a autarquia.

O apoio psicológico disponibilizado contempla diversas dimensões — desde a gestão das emoções, medos e preocupações, até à ajuda na tomada de decisões informadas durante o tratamento, bem como na gestão do stress, da ansiedade e da depressão.

A autarquia recorda ainda que o cancro é uma das doenças com maior incidência em Portugal, com impacto físico, psicológico e social significativo. A nota ganha particular relevo neste mês de outubro, dedicado à sensibilização para o cancro da mama, cujo Dia Nacional da Prevenção se assinala precisamente a 30 de outubro.

Publicidade

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...